
Um ano se passou e a pandemia teve desdobramentos que implicam na vida, no cotidiano e na economia de pessoas e do mundo. Muitas adaptações e situações que fizeram as famílias se moldarem à uma nova realidade no trabalho, escola e rotina.
Porém, por mais que o tempo tenha provocado muitos ensinamentos, há quem ainda não compreenda a necessidade de todos os cuidados em relação à prevenção.
No perfil da Santa Casa de Alegrete, uma postagem remete ao início, ao que deveria já ser “automático”, mas que pela negligência de alguns ainda está provocando a infecção de várias pessoas. A explicação é de como ocorre a transmissão do novo coronavírus. Destacando o básico que são as medidas de prevenção.
A transmissão Covid-19, acontece principalmente através da inalação de gotículas de saliva e de secreções respiratórias que podem ficar suspensas no ar quando a pessoa infectada tosse ou espirra.
Por isso, é importante que sejam adotadas medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão, evitar permanecer em ambientes fechados com muitas pessoas e cobrir a boca e o nariz sempre que precisar espirrar ou tossir. Além do uso da máscara.
O coronavírus é uma família de vírus responsável por alterações respiratórias, que geralmente causam febre, tosse intensa e dificuldade para respirar.
A pessoa pode contrair o vírus da Covid-19 no contato com outra pessoa que já tenha o vírus. O indivíduo que está com a COVID-19, ao falar, tossir ou espirrar pode espalhar este vírus, por isso a necessidade de distanciamento de pelo menos 1 metro entre as pessoas.
Todo indivíduo com suspeita, precisa procurar orientação médica e, se necessário, realizar o teste da Covid-19. O Gripário funciona no IEEOA.
Flaviane Antolini Favero