
O campus da Unipampa em Alegrete oferece alguns dos cursos da área de tecnologia em destaque a quem busca uma boa formação e mercado de trabalho no Brasil ou exterior.
A Unipampa tem sete cursos de graduação e a maioria deles está dentre os mais importantes na atualidade na formação e oferta da mão de obra no país.
Em 2025, no Brasil, os cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, de Produção, de Computação e Engenharia de Software continuam sendo os mais importantes e procurados. Além desses, áreas como Engenharia Ambiental, de Alimentos, Mecatrônica, de Software e de Segurança do Trabalho também se destacam pela demanda e relevância.
E destes pelo menos 4 são oferecidos pela Unipampa aqui no Município em que os estudantes entram via ENEM.
O diretor do campus de Alegrete, Professor Doutor Gustavo Santiago, confirma que os cursos tecnológicos permeiam todas as outras especialidades, de uma forma ou de outra. Ele cita que a bioengenharia, por exemplo, precisa das tecnológicas para desenvolver materiais para próteses de joelho, quadril, dentre outras. A outra parte das tecnológicas, fora a parte de materiais e processos, tem a ver o controle por meio de softwares, que estão várias áreas como: comércio, área da saúde, produção agrícola. A automação e controle das coisas tem a a ver com as engenharias ou computação, cita o professor
Cursos de Engenharia em Alta em 2025:
1. Engenharia Civil:Fundamental para projetos de infraestrutura, construção de edifícios, pontes, estradas e aeroportos.
2. Engenharia Mecânica: Essencial em diversas indústrias, com foco em máquinas, ferramentas e otimização de processos.
3. Engenharia Elétrica:Atua no desenvolvimento de sistemas elétricos, eletrônicos e de automação, com grande demanda em setores como energia e telecomunicações.
4. Engenharia de Produção:Responsável por otimizar processos produtivos, gestão de recursos e melhoria da eficiência em empresas.
5. Engenharia da Computação: Focada no desenvolvimento de sistemas computacionais, hardware e software, com crescente importância em áreas como inteligência artificial e análise de dados.
6. Engenharia Ambiental:Atua na resolução de problemas ambientais, com foco em sustentabilidade e gestão de recursos naturais.
7. Engenharia de Alimentos:Essencial para a indústria alimentícia, com foco no desenvolvimento de produtos e processos seguros e eficientes.
8. Engenharia Mecatrônica:Combina mecânica, elétrica, eletrônica e computação para criar sistemas automatizados e robóticos.
9. Engenharia de Software:Responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de software, com alta demanda em diversas áreas, incluindo inteligência artificial e segurança da informação.
10. Engenharia de Segurança do Trabalho:Garante a segurança e saúde dos trabalhadores, com crescente importância em todas as áreas de atuação.