
Uruguaiana tem mais 17 pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus. A informação foi confirmada na noite de ontem, 14/5, após o conhecimento do resultado dos exames. Desses, dez são funcionários da Secretaria de Saúde e sete são militares.
Entre os funcionários da Saúde atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 14, o Posto da Tabajara Brites, que atende moradores dos bairros Promorar, RBS, entre outros próximos. Está entre eles um médico que, além da ESF, trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, o que gerou preocupação com a possibilidade de ter transmitido a doença a pacientes e colegas. Dos nove, dois apresentaram sintomas.
Todos estão em quarentena, em casa, mas já não estão mais na fase aguda da doença. Seus exames identificaram o anticorpo – o chamado IgG positivo – que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda e indica que a pessoa está -teoricamente- protegida de futuras infecções provocadas pelo vírus.
Já os militares são cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), com família em Uruguaiana e que haviam sido dispensados para passar o Dia das Mães em casa. Eles também estão em quarentena, junto às famílias, que somente realizarão o teste se apresentarem sintomas. Outros 93 recrutas, com família na serra e que também estiveram de dispensa no último final de semana, retornaram à Academia e estão em isolamento. Eles não apresentam sintomas.
Com os novos casos confirmados, Uruguaiana chega aos 25 contaminados desde o início da pandemia. O Município tinha até então, oito casos confirmados, sendo que seis já estão curados e dois, que foram confirmados na última quarta-feira, 13/5, estão em tratamento.
Bandeira Amarela
A confirmação dos novos casos pode resultar numa alteração na classificação do município no Distanciamento Controlado do Estado. O sistema teve início na segunda-feira, 12/5, e Uruguaiana recebeu a Bandeira Amarela, que significa que a região se encontra com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença. E é esse o critério que determina as medidas de isolamento.
As informações são diariamente monitoradas pela Secretaria de Saúde e a casa semana, é divulgado um novo boletim, informando a bandeira de cada região, respeitando as alterações no quadro de infecção/atendimento. O governo gaúcho divulga no sábado, 16/5, a nova classificação.
Fonte: Cidade Uruguaiana