Valentim dá sinais de reação e anima seus incontáveis amigos

Uma semana de tratamento intensivo e as notícias são promissoras. Apesar do quadro ainda ser considerado delicado, Valentim Dias está estável.

Ele tem realizado exames com frequência e a boa notícia é que a meningite está controlada.  Valentim, também, não teve mais crises de convulsões. As informações foram repassadas pela avó Patricia Dias que ressaltou o quanto a fé e as orações de todos chegaram até o guerreiro.

Nas redes sociais, uma página foi feita para conseguir passar as informações do valente Valentim. Veja no texto abaixo a declaração que foi colocada em forma de agradecimento. A maneira que a família encontrou de externar toda a gratidão foi descrevendo o que o guerreiro diria se assim pudesse. Acompanhe:

Uma semana que estou no hospital São Lucas PUC. Sabe, foi difícil chegar aqui, mas a super ideia de minha tia Lizi (Lizandra) de criar uma vakinha fez vocês conheceram minha dramática história clínica. Fui abraçado, amado e uma enorme empatia movida pelo poder de Deus fez vocês se envolverem doaram seu tempo, sentir a dor de minha família, sentir a minha dor. Isto que é lindo como diz minha vovó Paty!
Sabe de uma coisa amiguinhos? Eu tenho apenas 3 meses de vida, porém em uma semana adquiri um enorme aprendizado através de tudo o que meus pais e minha vovó me contaram. Eles dizem que ouve um enorme movimento a meu favor que mobilizou o baita chão e outros lugares. 
E eu tão pequeno e frágil aprendi que devo ter um coração grato, humilde, bondoso…aprendi que tenho o dever durante a minha jornada que pela graça e bondade divina vai ser longa, devo me importar e me envolver com a dor do outro. Vocês me ensinaram!
Meus amiguinhos, estou lutando muito para viver e quero voltar para encontrá-los . Quero receber o sorriso e o abraço das pessoas que oram, clamam, jejuam e estão comigo no dia mais difícil dizendo, você não está sozinho.
Todos os dias papai, mamãe e vovó me lembram das pessoas que me abençoaram e me abençoam. Eles oram ao Paizinho do céu para que nunca tenhamos a ausência de memória. Que no momento certo, saibamos reconhecer e demonstrar nossa gratidão.

Ah!! Quero dar uma notícia: Hoje eu consegui me aconchegar no colinho de papai, mamãe e vovó. Foi tão bom!!

Assim, vou vencendo uma dia após o outro. Por favor, não parem de orar, não sei quanto tempo vou ficar aqui. Mas por favor, não parem de orar.
PS: A você que fez parte da minha pequena história, a você que vai fazer parte da minha grande história… Muito obrigado!!
Beijinhos VALENTIN.”

Relembre o caso:

Valentim de Moura Dias é filho Marionice Carvalho de Moura e Jalison Oliveira Dias. Conforme a avó, Patrícia Dias, ele é um guerreiro pois nasceu lutando pela vida, é prematuro de sete meses. Valentim teve que ficar mais de um mês na UTI Neonatal de Alegrete, mas ele venceu e foi para casa.

Tudo estava indo bem até que mais uma provação aconteceu. Ao completar três meses e 10 dias, o guerreiro foi diagnosticado com meningite bacteriana. Valentim retornou à UTI Neonatal, mas segundo a família, precisava com urgência ser transferido para um centro maior, UTI pediátrica de Porto Alegre. O estado de saúde dele é grave.

O leito foi através de todo esforço que, inicialmente, começou com Secretaria de Saúde do Município;Equipe UTI Neo Santa Casa de Alegrete; Presidente do COSEMS RS, Diego Espindola; 10ª Coordenadoria de Saúde e Eduardo Eusad – Chefe da Regulação do RS, que buscaram incansavelmente o leito em Porto Alegre. Por último, no final da tarde de ontem (13), também, foi deferida uma liminar pela justiça local.

Nas redes sociais foi realizada uma “vakinha” para que a família pudesse transferi-lo de forma particular. O valor inicial foi estipulado em 15 mil, que foi ultrapassado. As doações serão utilizadas para as despesas da família que ainda não tem muito claro o período que ele terá que ficar na capital.

Flaviane Antolini Favero