O vereador Celeni Viana, presidente da Frente parlamentar em defesa da construção do novo presídio, e mais os vereadores Roger Severo e Miriam Suhre estiveram em Porto Alegre em audiência na Secretaria de Segurança Pública.
O objetivo dos vereadores alegretenses foi saber como está o andamento do processo e da nova licitação para construção da unidade prisional em Alegrete.
De acordo com a imprensa da Susepe, houve o processo licitatório resultando na contratação de uma empresa, que abandonou a obra e, por esse motivo, a Susepe se obrigou a rescindir o contrato. Logo iniciou os trâmites necessários para a realização de uma nova licitação.Como esta construção é objeto de convênio entre Estado e União para o edital da licitação ser publicado há necessidade de aprovação junto à CAIXA das peças técnicas. No momento estamos aguardando a análise final do orçamento por esta instituição financeira.
O valor da obra é de cerca de R$13 milhões e 300 mil reais. O prazo foi prorrogado e agora o governo agiliza para garantir os recursos e garantir a obra no Município
Segundo confirmação do governo do estado, mesmo com tempo muito reduzido, explica Celeni será possível a construção em forma de RDC regime diferenciado de contratação, o que agilizará o andamento da licitação. O vereadores dizem que esta obra além de dotar de infraestrutura melhor a cadeia, ainda abrirá frentes de trabalho para famílias de nossa cidade.