Incêndio em padaria poderia ter sido trágico se o fogo se alastrasse para prédios vizinhos

Uma ação rápida, precisa e eficaz dos Bombeiros de Alegrete, evitou uma tragédia na noite de sábado (13). O trabalho, que foi de alto risco para os militares, evitou que o fogo de grandes proporções se alastrasse e atingisse outros prédios. Mais de três horas entre combate e rescaldo.

O sinistro na Padaria Canto Doce contou com o trabalho de duas equipes, os militares que estavam de serviço e aqueles que rapidamente se deslocaram para o endereço, mesmo de folga. Foram utilizados dois caminhões com um total de 15.000 litros de água, sem vítimas.

Sargento Cadona explicou que, com atuação do combate foi feito o isolamento para que o fogo não chegasse nos prédios do lado. O estabelecimento comercial era de concreto e possuía mezanino.

“Ao chegarmos no local, não tinha acesso, todo o prédio estava trancado, tivemos que abrir acesso para o combate. Na frente e na lateral, já estava queimando muito, inclusive com perigo devido ao fogo no teto. E isso provocou a queda das telhas e caibros de madeira, que desmoronaram, além dos estouros de janelas de vidro. As guarnições da Guarda Municipal e da Brigada Militar  também auxiliaram. Eles isolaram o perímetro para que nós pudéssemos nos preocupar somente com a extinção das chamas” – descreveu.

Ao ser questionado como avaliou o trabalho, sargento Cadona disse que foi bom e, o principal, ressaltou a cooperação de todos do Quartel, inclusive dos colegas que estavam de folga e chegaram rapidamente para ajudar no combate do incêndio. ” Isto comprova a união do nosso pelotão e o ótimo ambiente de trabalho”- elogiou.

Ainda, durante a entrevista, por telefone, questionou sobre a coincidência de dois sinistros graves em curto espaço de tempo.
Sargento Cadona lembra que, em tempos de pandemia e comércios muitos dias sem abrir, alguns casos, é preciso ter a atenção redobrada. “Os proprietários mesmo sem abrir, devem ir olhar o ambiente de trabalho, desta forma consegue eliminar algum tipo de risco” -completou.

A guarnição que atendeu foi composta pelos soldados, Neto, Guerra, Jonas e Sargento Cadona. De folga foram apoiar os sargentos Jocimar, Ramos e o soldado Nascimento.

Para finalizar, o sargento explicou que não há como saber a causa do sinistro, muitos equipamentos elétricos na padaria, bastante maquinários, fornos, fogões industriais. Quando chegaram no local, o fogo já era de grandes proporções, até maiores ao que teve semana passada no apartamento da mesma rua, destacou.

“Lamentamos a perda material dos proprietários e locatários, afinal são bens que demoram tempo pra serem adquiridos.Mas, não teve ninguém ferido e não houve propagação das chamas para os prédios ao lado” – concluiu.