4ª Região tradicionalista realiza curso de formação online

O Departamento Cultural da 4ª Região Tradicionalista, em parceria com o Projeto de voluntariado EducaTchê, arraigados nos princípios filosóficos do Movimento Tradicionalista Gaúcho, buscando auxiliar o estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo, consubstanciados na necessidade de propiciar aos tradicionalistas formação, mesmo estando afastados do convívio social, promoveram de 06 a 09 de julho de 2020, o Curso de Aperfeiçoamento de Peões e Prendas – CAPP 2020, na modalidade Online.

O CAPP iniciou na 4ª Região Tradicionalista em 2008, com o objetivo de explicar e detalhar o Regulamento do Entrevero Cultural de Peões e Ciranda Cultural de Prendas, orientar os futuros concorrentes sobre as provas e como executá-las. Na modalidade Online, buscou-se elucidar de forma didática algumas etapas dos concursos culturais, trazendo maior clareza e discernimento nas escolhas, também orientando a melhor maneira de realizá-las.

Esta edição teve a participação de 360 inscritos de 40 municípios do Brasil, 28 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul e 06 estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Durante as quatro noites, o CAPP 2020 teve como colaboradoras:
• Prof. Mestre Giciéli Hohemberger Barúa – Ex Patroa do CTG Osvaldo Aranha e Diretora do Colégio Raymundo Carvalho, falando sobre preparação e dicas para Redação.

• Prof. Drª. Edinéia Pereira da Silva – Diretora de Ensino, Pesquisas e Projetos da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, falando sobre a elaboração e desenvolvimento da pesquisa e da coleta de informação para a confecção do Relatório da Mostra Folclórica e da Pesquisa Campo e Cultura.

• Renata da Silva – 1ª Prenda do Rio Grande do Sul e Diretora Cultural do município de Campo Bom, orientando sobre a Prova Oral, dando dicas sobre dicção e oratória.

• Erika Martins Benevenute – 3ª Prenda do Rio Grande do Sul e cantora de Festivais Nativistas, explicando sobre as Provas Artísticas, onde o candidato deve apresentar 03 dotes, mostrando e dando dicas na escolha de temáticas a serem apresentadas.

A 4ª Região Tradicionalista agradece as tradicionalistas que colaboraram com a execução do curso, compartilhando experiências, ensinamentos e conhecimento, promovendo a discussão sobre as temáticas debatidas, mostrando de forma prática como executá-las com êxito. Do mesmo modo, agradecemos a todos os cursistas dos diversos rincões do Brasil que estiveram nos brindando com suas presenças, mesmo que virtual.

 

 

Marco Saldanha coordenador 4ªRT