
Desde a primeira remessa, em setembro, o produto tem sido bem aceito, com presença crescente em mais de 40 pontos de venda na cidade.
Leia mais: Desgarrados de Alegrete fazem bonito em outras querências
Marcos Pozzobon Santana, natural de Santa Maria e com ampla experiência no setor comercial, é o responsável por levar a linguiça de Alegrete para o mercado cearense. Residente em Fortaleza há 11 anos, ele identificou uma oportunidade de apresentar o produto ao gosto dos nordestinos, apesar da forte presença de linguiças artesanais na região. Marcos trabalha com a linguiça fabricada pela Casa de Carnes Santo Antônio, de propriedade do empresário Silvio Gedel. A ideia de levar a linguiça para o Nordeste surgiu durante uma conversa com seu irmão, Cesar Iser, que atua em Alegrete, Santa Maria e Santana do Livramento com a empresa em dobro.vip.
Leia mais: Chá revelação e o plantio de laranjeira como símbolos de amor e esperança
A primeira remessa foi enviada em setembro deste ano e, desde então, novas cargas foram encaminhadas, com outras já previstas. Marcos informou que o produto está disponível em mais de 40 pontos de venda em Fortaleza. Ele destacou que o processo de introdução da linguiça vai além da simples entrega, exigindo ações como apresentações aos consumidores, degustações, estratégias de marketing e o gerenciamento de toda a logística operacional. Marcos opera por meio da empresa Siloe Representações, que facilita o contato com diversos parceiros comerciais e auxilia na inserção do produto no mercado nordestino.
Embora o trabalho ainda esteja em andamento, Marcos ressalta que a aceitação tem sido positiva, apesar dos desafios em superar barreiras culturais e de gosto. A introdução da linguiça de Alegrete no mercado cearense não é simples, pois o mercado local é acostumado com preços baixos, em razão do PIB da região, o menor do Brasil. No entanto, Marcos acredita que a qualidade do produto é um fator crucial para sua penetração no mercado, destacando o compromisso de Silvio Gedel em oferecer um produto que corresponda às expectativas dos consumidores.
















Ele também mencionou as parcerias com Adão Ramos do Hotel Alegrete, Jucelino Medeiros, diretor da Rádio Nativa FM e do portal Alegrete Tudo, que facilitou o contato entre ele e a indústria de Alegrete, assim como, da empresa Jfrios Ltda. ” Jean Azevedo, é um amigo e grande parceiro de negócios, hoje uma referência em todo o interior do Ceará e Piauí, com lojas de grande porte para atender os clientes do setor de alimentos”- completou.

Marcos ainda reconheceu o apoio de instituições como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel- CE), o SEBRAE – CE e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC – CE), que têm sido peças-chave para o sucesso da empreitada. Com 28 anos de experiência no setor comercial, ele pretende ampliar ainda mais a distribuição da linguiça de Alegrete e introduzir outros produtos em diferentes regiões do Nordeste e em outros estados. Ele acredita que é fundamental ter um bom conhecimento do mercado, que é exigente, e que a divulgação, a degustação e o acompanhamento logístico são determinantes para garantir o sucesso do produto.