Aberto o Edital de Licitação para construção do novo presídio de Alegrete

 
edital presídio
 
A vice-prefeita Preta Mulazzani, junto com o vereador Zé Paulo e o coordenador da Macro Regional 6 Fronteira-Oeste e Campanha, da Secretaria Estadual de Planejamento e duas servidoras da Secretaria de Assistência Social estiveram, na tarde do dia 18 de junho, no Portal Alegrete Tudo, anunciando a abertura do processo licitatório para a construção do novo Presídio Estadual de Alegrete. O anúncio oficial foi feito pelo Secretário Estadual de Segurança, Airton Michels.
A nova casa prisional do município será construída em área no corredor dos Papagaios e terá uma área de 6.200 m².  Será moderno, modulado, com capacidade para 286 apenados – quatro vezes mais do que a capacidade do atual presídio.
De acordo com Marquoiri, dia 9 de julho serão abertas as propostas para a licitação. A obra está orçada em R$ 13. 338, 600,00 vindo do Fundo Penitenciário Nacional, sendo que desse total, R$ 1.333,00 será de contrapartida do Governo do Estado do RS.
A vice-prefeita Pretta Mulazzani comentou com grande satisfação a notícia:  “É o resultado de uma luta de mais de 15 anos da comunidade alegretense. O novo presídio vai possibilitar a ressocialização, reinserção de quem cumpre pena”, comemorou Preta. Ela lembrou que 80% da massa carcerária de Alegrete são de jovens de 20 a 30 anos que terão a oportunidade de estudar, fazer oficinas etc. Os apenados terão um atendimento humanizado, o que hoje, mesmo previsto em lei, muitos presídios deixam a desejar no Estado, salientou. Também lembrou a ação do governo passado que agilizou a doação da área onde será construído o novo presídio.
O vereador Zé Paulo completou dizendo: compromisso de Governo assumido e que será cumprido para ganho da comunidade alegretense e da região.
Só em 2014, o Governo do RS vai disponibilizar 5.357 vagas prisionais, sendo 3.979 em regime fechado. A estimativa é de que o novo Presídio de Alegrete esteja pronto em até 360 dias após o início das obras.
Edital Presídio