Ação do projeto Ylé na Praça, em Alegrete, homenageia santa padroeira do povo cigano

Com a iniciativa de levar cultura, educação e as práticas das tradições das religiões afro-brasileira e ameríndia para a comunidade de Alegrete, a Associação Águas Claras, por meio do Babá Omioci Cristian Hoesel, está promovendo mais uma ação do projeto Ylé na Praça.

Em cada data comemorativa, Cristian explica que leva atividades à praça e oferece à comunidade local a oportunidade de aprender, observar, se educar e receber bênçãos. Nesta sexta-feira (23), a ação será dedicada especialmente a Santa Sara Kali e ao povo cigano do Oriente. A programação ocorrerá até o meio-dia.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Santa Sara Kali é a santa padroeira do povo cigano e uma figura reverenciada em diversas tradições espirituais, como a Umbanda e o Catolicismo. Acredita-se que ela é uma fonte de proteção, sorte, amor e prosperidade para o povo cigano.

A história de Sara Kali envolve diversas lendas e tradições, incluindo a sua associação com os apóstolos e sua viagem ao Mediterrâneo. Algumas versões a descrevem como uma escrava de José de Arimatéia, perseguida e jogada ao mar junto com outras mulheres. 

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Santa Sara é considerada a protetora do povo cigano, oferecendo-lhes orientação e proteção espiritual. Acredita-se que ela é um guia e um ponto de conexão entre os ciganos e o mundo espiritual. 

Assim, o Babá Omioci explica que Sara Kali representa a força, resistência e fé cigana, considerada uma santa apesar de não canonizada, também é protetora de mulheres grávidas e associada a devoção aos povos ciganos, sendo cultuada, em ordens espirituais, quanto em ativismo político.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários