Aeropampa projeta pequenos aviões para competir no Brasil

Dentro da Universidade Federal do Pampa, em Alegrete, alunos de diversos cursos de Engenharia procuram durante sua formação projetos de desenvolvimento e pesquisa que visem sua melhor formação, de forma a entrarem em contato com situações que serão presenciadas no mercado de trabalho.

aeropampa.jpg 9

A equipe Aeropampa nasceu com a ideia de formar um laço entre o meio acadêmico e a indústria e, para isso se comprometeu no desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados (VANT’s) para participar da competição AeroDesign Brasil, organizada pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros Automotivos Brasileiros), que ocorre do dia 30 de Outubro a 02 de Novembro em São José dos Campos/SP.

aeropampa

Em 2015 esta competição completará 17 anos de história, sendo um marco para o incentivo na área aeronáutica, pois muitos dos alunos que participam deste evento tem grande contato com empresas como Rolls-Royce, Boeing, SAAB (Sistemas de Defesa Aeroespacial Suéca), EMBRAER (Grande empresa brasileira desenvolvedora de aeronaves), dentre outras. A competição é dividida em três categorias, Micro, Regular e Advanced, dos quais a Unipampa participa ativamente da Regular.

As categorias listadas possuem projetos distintos entre si que são delimitadas pelo regulamento da competição que muda a cada ano

A classe Regular nasceu em 2013 e utiliza um motor a combustão. Deve possuir uma área superior projetada de 0,9m² para a competição deste ano. Atualmente a equipe conta com 13 integrantes dente eles, Antonio G. Ronzani, Daniel L. Lemes, Bruno J. Zambelli, Tito M. Dacal, Éverton Cappa, Isadora Góss, Gustavo L. Garcia, Marques Filho, Ivan Mangini, Carlos Aita, Eduardo Yoshimoto, Elias Heuko e Luis F. Camponogara.

No ano passado a equipe Aeropampa participou da 16ª competição SAE AeroDesign em São José dos Campos, São Paulo, representando pela primeira vez a região dos Pampas do Rio Grande do Sul.

aeropampa.jpg 6

A competição teve a participação de 95 equipes, dentre elas brasileiras, venezuelanas, peruanas, mexicanas e estreando no ano de 2014 a equipe Polonesa. O evento reuniu em torno de 1300 competidores de diferentes áreas tecnológicas de engenharia, sendo representando 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal de diferentes instituições de ensino público, tecnológico e particular.

Durante o evento, um número expressivo de equipes sofreu avarias em suas aeronaves, durante os pousos e decolagens, porém a equipe Aeropampa completou as 8 baterias durante 3 dias de voos sem danificações no “Piá” (nome destinado ao avião).

aeropampa.jpg 4

O Rio Grande do Sul foi representado por 8 equipes na classe regular, dentre elas, a UCS (Universidade de Caxias do Sul), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), FAHOR (Faculdade de Horizontina), URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) de Santo Ângelo, UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), IFARRAPOS (Inst. Fed. de Edu., Ciência e Tec. do Rio Grande do Sul) e UNIPAMPA/Alegrete (Universidade Federal do Pampa). Dentre estas a Alegrete se destacou com boa qualificação entre as equipes gaúchas.

aeropampa.jpg 8

A equipe da Aeropampa aqui da Universidade de Alegrete está a procura de novos patrocinadores e que a competição é amplamente divulgada nas diversas emissoras e programas televisivos (Jornal Nacional, Auto-Esporte ……), então com certeza a marca das empresas é mostrada para todos salienta o acadêmico Antonio Guilherme Ronzani.

TRABALHO E MUITA CONCENTRAÇÃO PARA PROJETAR E MONTAR OS PEQUENOS AVIÕES EM ALEGRETE

aeropampa.jpg 2

aeropampa.jpg 1