Alegrete: 193 anos da 3ª Capital Farroupilha, o Baita Chão do Rio Grande

Quando se fala em Alegrete, é impossível não lembrar do “Canto Alegretense”, uma das canções mais conhecidas do Rio Grande do Sul.

O maior município em extensão territorial do RS, com 7.800,16 km², é um dos maiores do Brasil. Sua economia está baseada no setor agropecuário e atualmente apresenta uma realidade diferente, caracterizada pelo desenvolvimento.

O prefeito Márcio Fonseca do Amaral, em viagem cumprindo compromissos, atendeu a reportagem do PAT e deixou sua mensagem. Ele diz que quando aniversaria Alegrete, aniversariamos todos nós.

“Parabéns, baita chão! 193 anos não é pra qualquer um. São quase dois séculos de vida da cidade. É um dia especial para todos nós, alegretenses de nascimento e de coração, que, mesmo vindos de fora, acreditaram no Alegrete e aqui permaneceram”, citou Amaral.
O prefeito argumenta que é preciso conhecer a história para entender por que estamos aqui. “Esse é o desafio, conservar a história e avançar para o desenvolvimento rumo aos 200 anos” destacou.

O presidente da Câmara Moisés Fontoura também deixou sua mensagem. Procurado pela reportagem, ele se disse muito orgulhoso do trabalho em prol da cidade e pelos 193 anos de Alegrete, citou uma frase – A cidade que nos acolhe, que nos inspira e que nos faz crescer. Feliz aniversário Alegrete, que continue crescendo e prosperando, falou o vereador.

Alegrete foi criado como distrito pela Lei Provincial n.º 23, de 30 de abril de 1846, e pelo Ato Municipal de 31 de janeiro de 1834, subordinado ao município de São Borja. Foi elevado à categoria de vila com o nome de Alegrete pelo Decreto de 25 de outubro de 1831, sendo desmembrado do município de São Borja.

Da agricultura, a fronteira agrícola do estado, cresce na cultura de soja e trigo. Um impulso no desenvolvimento do município, gerando receita em impostos e oportunidades de negócios adicionais. Com uma população de 72 493 habitantes, de acordo com estimativas de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nestes 193 anos, o município terá três dias de shows em praça pública.

As programações iniciam as 20h e são totalmente gratuitas.
Confira a relação dos shows:
25/10 – Sexta – 20h – Os Fagundes
Encerramento: Grupo Temperado a Gaitaço
26/10 – Sábado – 20h – Zuli, clássicos do rock ao piano
Encerramento: Hémerson Mendonça e Banda
27/10 – Domingo – 20h – Instrumental Michael Jackson
Encerramento: Os Aztecas

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários