
A grande final do Circuito Verão Sesc 2025 teve intensas disputas pelo pódio do circuito em sete modalidades.
A abertura do evento no sábado, teve interpretação do hino rio-grandense pelo alegretense Ernesto Fagundes e o juramento do atleta pelo ex-atleta olímpico, Gustavo Endres. A banda Papas da Língua se apresentou no tradicional show da grande final do Circuito Verão Sesc de Esportes, realizado pelo Sesc/RS no Litoral Norte. O evento cultural movimentou a Praia dos Molhes, em frente à Associação dos Amigos da Praia de Torres (SAPT).
O destaque de Alegrete ficou por conta do time feminino do Locomotiva, comandado pelo treinador Lelo Carvalho. As gurias foram ao pódio no beach soccer com uma campanha elogiável. Elas fizeram história na modalidade A S.E. Locomotiva brilhou sendo a única equipe representante de Alegrete a avançar para as fases finais tanto no feminino quanto no masculino, entre os 19 times femininos e 35 times masculinos. No feminino, a equipe conquistou um vice estadual, além da premiação de melhor ataque da competição e defesa menos vazada. No masculino, o time fez uma campanha sólida, sendo eliminado nas penalidades na fase de oitavas de final.

A equipe feminina teve uma trajetória impecável, chegando invicta à final:
1° Jogo: S.E. Locomotiva 7×0 Saideira (Dom Pedrito)
2° Jogo: S.E. Locomotiva 2×0 Corintians (Candiota)
3° Jogo: S.E. Locomotiva 0x0 Flamengo (Imbé)
4° Jogo: S.E. Locomotiva 7×0 ASSESC (Eldorado do Sul)
Nas fases eliminatórias, a equipe seguiu com força máxima:
Quartas de Final: S.E. Locomotiva 3×1 Amigos do Adri (Torres)
Semifinal: S.E. Locomotiva 2×1 Oliveira F.C (Frederico Westphalen)
Na grande final, um jogo disputadíssimo contra o VJ Feminino (Santa Vitória do Palmar) com um placar mínimo de 1 a 0, garantiu o título para as adversárias. Apesar do resultado, a campanha do Locomotiva foi histórica e merece ser celebrada, destacou o dirigente Sérgio Freitas, o Bicudo.
O Locomotiva masculino também mostrou sua força e, entre os 35 times participantes, avançou às oitavas de final.
1° Jogo: S.E. Locomotiva 1×1 Furacão F.C (Candiota)
2° Jogo: S.E. Locomotiva 3×1 Só Dá Praia (Pelotas)
Nas oitavas de final, um jogo eletrizante contra o Brahma (Manoel Viana) terminou empatado em 3 a 3, levando a decisão para os pênaltis, onde o Locomotiva acabou sendo derrotado por 3 a 1. Mesmo com a eliminação, o time fez uma campanha incrível e mostrou a força do clube, garantiu Bicudo.

“O clube encerra sua participação com muito orgulho, gratidão e ainda mais motivação para os próximos desafios. Parabéns a todos os atletas, comissão técnica e torcedores que fizeram parte dessa jornada incrível”, concluiu o dirigente.

Conforme o agente de esporte do Sesc Alegrete Juliano Teodoro, o município disputou ainda o vôlei de duplas, com as equipes da AABB sendo eliminadas nas oitavas, os santiaguenses que venceram a etapa aberta em Alegrete caíram nas quartas e Alegrete ainda marcou presença no basquete 3×3 e no beach tênis.
Tradicional competição esportiva promovida pelo Sesc/RS anualmente, o Circuito envolve dezenas de municípios gaúchos com disputas de esportes de praia. Entre as modalidades desenvolvidas na edição 2025, estão basquete 3X3 (feminino e masculino), beach soccer (feminino e masculino), beach tennis (feminino, masculino e misto), câmbio (misto), futevôlei (feminino e masculino), handbeach (feminino e masculino) e vôlei de duplas (feminino e masculino).
Fotos: S.E. Locomotiva