Alegrete entra no mundo do vinho com mais de 20 mil videiras no Durasnal

Por iniciativa de dois alegretense e mais dois sócios de fora do município já estão plantadas mais de 20 mil videiras no Alegrete, no Durasnal, nas margens da BR 290, em um espaço de 4,6 hectares.


O alegretense, ligado a Justiça do Trabalho, informa que a plantação conta com irrigação por gotejamento e um moderno sistema antigeadas, além de toda a tecnologia disponível para a viticultura.
Ele diz que mesmo com a severa estiagem deste ano, o sistema de irrigação permitiu o desenvolvimento adequado do vinhedo, pois, além da água que é levada diretamente no pé da planta, o sistema permite a diluição de fertilizantes específicos, na chamada fertirrigação.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O empreendimento “Vinhas do Alegrete” inicia com a plantação do vinhedo e tem o objetivo de produzir vinhos finos na região. Inicialmente, foram plantadas as cepas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Chardonnay, que vão servir para elaborar vinhos tintos, brancos e espumantes.
os sócios informam que na primeira fase, além do vinhedo, está prevista a construção de um galpão agrícola. Em um segundo momento, será a construção da vinícola, da cave para a guarda dos vinhos e do local para recepção dos clientes e enoturismo.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp


Os produtores lembram que o vinho serve como porta de entrada para uma série de atividades econômicas, como gastronomia, turismo e prestação de serviços, além de potencializar a comercialização de produtos locais como a carne, arroz, azeite de oliva, queijos, etc.

Vinhas do Alegrete

Trata-se de uma nova fronteira para a economia da cidade, trazendo inovação, tecnologia, renda e empregos, destacam.


“A região de Alegrete insere-se nas grandes zonas climáticas onde o vinho é produzido, entre os paralelos 30 e 40, com grande potencial para a produção de vinhos de qualidade.
Várias vinícolas estão se instalando nesta região do Estado, movidas pela qualidade das terras, clima adequado e potencial de desenvolvimento turístico”, diz Francisco Rossal de Araújo.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Para o início de 2026 já está prevista a primeira colheita, ainda de modo experimental, a fim de avaliar questões como treinamento de mão de obra, logística, insumos, entre outros.
A produção destes três sócios da Vinhas do Alegrete em escala comercial vai iniciar na safra de 2027.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários