Alegrete já conta com policiamento comunitário

 
Novos veículos e o comando com os oito brigadianos que passam a fazer o policiamento comunitário
Duas regiões da cidade passam oficialmente a contar com núcleos de Polícia Comunitária. A implantação aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), em ato no Centro Administrativo Municipal, quando ocorreu a assinatura do convênio entre a Prefeitura do Alegrete e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, além da entrega dos dois veículos.
Cada núcleo conta com quatro policiais militares, que residem e atuam exclusivamente no território. Os núcleos recebem investimento inicial de 90 mil reais, incluindo um veículo, bicicleta e equipamentos pessoais. Pelo convênio, o município aporta 600 reais mensalmente como auxílio moradia por brigadiano.
Carros entregues à Brigada Militar
O secretário estadual de segurança pública, Airton Michels, promotor público de carreira, lembra que a reclamação que mais ouviu durante a carreira foi sobre a ausência da polícia nos bairros. “A diminuição dos índices acontecerá ao longo do tempo, primeiro no território, depois na cidade. É um sistema altamente eficaz”, garante.
O presidente da União das Associações de Bairro de Alegrete (UABA), Edson Roberto Moraes, almeja que outras regiões também venham a receber o programa e agradeceu a iniciativa que “chega em um bom momento”. Para o vereador Zé Paulo (PT), vice-presidente da Câmara de Alegrete, o programa só funcionará se cada presidente de bairro contribuir. “O morador deixa de ser um inimigo e passa a ser colaborador no sistema de segurança, construindo uma cidade mais pacífica e mais justa”, ressalta.
Para Preta Mulazzani, prefeita em exercício, o lançamento da Polícia Comunitária em Alegrete “por certo muda definitivamente a relação por dentro dos governos e a articulação com a sociedade”.
Preta Mulazzani, prefeita em exercício, assina com o secretário Airton Michels o convênio que institui a Polícia Comunitária em Alegrete
NÚCLEOS – O primeiro núcleo será limitado ao norte pela Praça General Osório, Ruas Marechal Floriano e Daltro Filho, ao oeste a linha férrea, ao sul as Ruas Major João Cezimbra Jaques, Martim Luther King e Praça do Bebedouro e a leste o Rio Ibirapuitã. O perímetro comporta os bairros Assunção, São João, Independência, Cidade Alta, Praça da Lagoa, Canjiqueira, Coronel Ênio Gouveia e parte do Porto dos Aguateiros.
O segundo será na zona leste, compreendendo o perímetro entre a Avenida Tiaraju, Avenida Caverá, BR 290 e Rio Ibirapuitã, onde estão os bairros Ibirapuitã, Promorar, Honório Lemes, Nova Brasília, Getúlio Vargas, Nilo Gonçalves, Ayrton Senna e Oswaldo Aranha. As regiões foram definidas pela Brigada Militar em razão dos índices de criminalidade.
Mapa do Policiamento Comunitário em Alegrete