As ações de incentivo aos empreendedores receberam reconhecimento regional na manhã desta terça-feira (02), em que representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) fizeram a entrega da placa “Caso de Sucesso” ao Prefeito Erasmo Silva e equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SMICS).
O reconhecimento é resultado de um longo processo capitaneado pela SMICS. Há cerca de um ano e meio foi feito um diagnóstico dos serviços prestados às micro e pequenas empresas. Com base nesses dados preliminares, foi elaborado um plano de ação e, partir deste plano o SEBRAE passou a monitorar as ações da secretaria para facilitar o acesso dos empreendedores aos serviços necessários para abrirem ou ampliares umas empresas.
Em outubro deste ano foi feita uma nova análise das ações da SMICS e, em comparação com o início do processo de avaliação, o SEBRAE verificou que a secretaria é um caso de sucesso em ações de desburocratização. De acordo com a Fabiana Freitas, gerente regional do SEBRAE, a burocracia é um grande empecilho a quem quer regularizar sua empresa. “A burocracia é uma grande dificuldade para os negócios das micro e pequenas empresas, que hoje respondem por mais de 90% da economia gaúcha”, explica.
Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Arnaldo Paz, ser um “Caso de Sucesso” do SEBRAE demonstra que as ações da secretaria estão contribuindo para o sucesso dos empreendedores. “O reconhecimento das ações práticas da secretaria mostra que estamos no caminho certo”, comenta.
O prefeito Erasmo Silva parabenizou o trabalho da secretaria e lembrou da importância do poder público em dar suporte aos empreendimentos da comunidade. “É também função do poder público dar condições de trabalho a quem precisa dar o sustento à família e é isso o que a prefeitura vem fazendo através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços”, afirma.