Alegrete terá blocos de concreto em vez de asfalto nas próximas pavimentações

A Prefeitura de Alegrete dá um novo passo na qualificação das vias urbanas e utiliza blocos de concreto em substituição à pavimentação asfáltica. O uso desse material será utilizado nos próximos investimentos envolvendo recursos do PAC, em mais um lote do RECAP2.

A licitação para essa nova etapa foi lançada na última sexta-feira (27).

Rua Maximino Marinho, na Vila Prado, ganhará pavimento em blocos de concreto. Foto - Amistrong Mafaldo

A diferença entre eles está no tipo de pavimento: enquanto o primeiro lote (Avenida Charrua e Ruas Venâncio Aires, Araci Baez e Constantino de Freitas) será em asfalto, o segundo será em blocos de concreto intertravados. Compõem este segundo lote a Avenida Poço de Bombas (entre os bairros Renascer e Piola) e ruas Marechal Castelo Branco e Ronaldo Fialho Kurtz (ambas no Bairro Gamino) e Maximino Marinho (Bairro Vila Prado).

Fazem parte do pacote a implantação da rede de drenagem, calçadas com acessibilidade, sinalização vertical e horizontal. A opção pela utilização do material na pavimentação tem razões estruturais, explica Erasmo Silva: “o bloco de concreto possui vantagens construtivas em relação ao asfalto, como maior durabilidade e facilidade de manutenção”, diz o prefeito.

Ruas do segundo lote do Recap 2 terão pavimento semelhante ao existente na Rua Major Cezimbra Jaques, em frente ao Centro Administrativo Municipal. Foto - Andressa Benites

Ao todo, o investimento na qualificação dessas vias será de 1,7 milhão, com 1,6 quilômetro de vias pavimentadas. A abertura dos envelopes desse certame acontece no dia 01/04. Os demais lotes devem ir à licitação em seguida, garante a vice-prefeita Preta Mulazzani: “lutamos por este recurso, ultrapassamos diversas fases onde muitos municípios foram desclassificados e agora queremos executá-lo o mais rápido possível”.