
A data, que cairá em uma quarta-feira, já era feriado em mais de mil cidades e seis Estados do Brasil: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas, a partir de 2024, abrange todo o país.
O movimento foi reconhecido oficialmente em 2011, quando a então presidente Dilma Roussef decretou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra.
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados, e teve origem no projeto de lei do Senado, do senador Randolfe Rodrigues (Rede). Com a relatoria do senador Paulo Paim (PT), o texto foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Educação (CE) em agosto de 2021 e seguiu para apreciação da Câmara, onde foi relatado pela deputada Reginete Bispo (PT). Em dezembro daquele ano, foi sancionado pelo atual presidente.
Construtora Alegretense promove encontro para debater modelos de pavimentação
O Dia da Consciência Negra surgiu em 1971, com intuito de valorizar a luta e a cultura dos povos negros. Para simbolizar a busca pela igualdade racial, a data escolhida foi o 20 de novembro, uma referência a morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, hoje Estado de Alagoas.
Capturado e preso, ele morreu degolado e teve sua cabeça exposta na Praça do Carmo, em 1695. A data é celebrada por movimentos de direitos civis desde os anos 1960, como forma de valorizar a luta e a cultura negra.
Próximos feriados em 2024
2 de novembro (sábado): Finados
15 de novembro (sexta): Proclamação da República
20 de novembro (quarta): Dia da Consciência Negra
8 de dezembro (domingo): Nossa Senhora Imaculada Conceição – feriado municipal
25 de dezembro (quarta): Natal
Revoltante este novo feriado.