
A atividade será mediada pela escritora, professora de escrita criativa e pesquisadora Taís Bravo (RJ) e ocorrerá de forma presencial no campus Alegrete da UNIPAMPA, no Auditório Márcia Cera (Local A1 – 101). Os encontros serão realizados na segunda-feira (31/03) às 14h30 e na terça-feira (01/04) às 19h.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
A oficina, intitulada “Escrever a Memória”, abordará a escrita literária por meio de conteúdos teóricos e práticos, investigando maneiras de construir memórias dentro do contexto brasileiro contemporâneo. Nos últimos anos, muitas produções artísticas têm explorado a convivência entre lembranças íntimas e testemunhos políticos. Com isso, os participantes serão estimulados a explorar diferentes elementos na escrita, como:
Fotografias e arquivos;
Receitas e transmissão oral de histórias;
A leitura e a escrita como formas de registro;
Testemunhos ligados ao tempo histórico atual.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp (55) 98423-6348.
Durante a oficina, os participantes poderão produzir textos e aprimorar sua escrita, compreendendo melhor essa forma de expressão subjetiva que se manifesta através da memória e da literatura.
Taís Bravo é pesquisadora e professora de escrita criativa, doutoranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio e mestra em Letras pela UFRJ. Como autora, publicou os livros “Expansão Marítima” e “Sobre as linhas extintas”, além das plaquetes “Houve um ano chamado 2018” e “Ato para desembrulhar o vício”. É uma das fundadoras da iniciativa Mulheres que Escrevem e ministra oficinas de escrita criativa desde 2018. Atualmente, compartilha ensaios na newsletter Trajetos de Escrita.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3422-2129 ou WhatsApp (55) 98423-6348. A iniciativa Arte Sesc é um dos pilares prioritários do Sesc/RS, voltado para a valorização da arte e disseminação da cultura de forma democrática e acessível. O projeto promove a formação de plateias para diferentes segmentos culturais, incluindo teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, proporcionando uma intensa troca de experiências e ampliando o acesso à produção artística.
Foto: Taís Bravo