Alegretense Maninha Pedroso ganha prêmio trajetórias culturais 2021

Um talento que desabrochou quando tinha apenas cinco anos e enveredou para o mundo da dança, da música e do teatro, e agora da literatura infantil. A alegretense Helena Beatriz Caldas Pedroso – a Maninha Pedroso transita em todos os palcos com seu jeito ímpar de ver e interpretar o mundo.

E esta sensibilidade à flor da pele a fez aprender balé, tocar piano, coreografar e compor letras musicais. Aos cinco anos começou a aprender piano e nunca mais parou neste mundo mágico da arte e cultura. Estudou e deu aulas em projetos na ULBRA e UFRGS.

Maninha comemora agora o prêmio Trajetórias Culturais RS Sirley Amaro, onde concorreu com centenas de artistas gaúchos que inscreveram seus projetos.

-Eu sei o quanto havia pessoas qualificadas em suas áreas e concorriam por regiões e aqui da nossa eu fui a agraciada,  o que é um orgulho para mim e minha cidade, comentou a artista. Em plena pandemia, quando centenas de colegas de várias áreas culturais sofrem sem poder expor seus talentos e até com dificuldades de se manter, eu só tenho a agradecer, comentou.

Ela acredita que pela diversidade de arte que desenvolve e os trabalho que realizou foi determinante para que ganhasse o prêmio Trajetórias Culturais 2021, junto com outras de regiões do RS.

Maninha morou em Porto Alegre, na Bahia e na Itália, sempre realizando o que mais gosta e sabe fazer, mas sempre voltava para sua cidade onde diz que sente como um porto seguro.

Ela tem novo projeto, porque sabe que viver de arte não é fácil para ninguém, mas confiante anuncia o projeto Peti Ballet para  crianças e, também quer fazer com todo os cuidados um trabalho de dança ao ar livre para pessoas acima de trinta anos.

Como a arte musical do piano é algo que a envolve muito, Maninha também aceita convites para eventos e sabe que os cuidados devem ser respeitados em razão do coletivo.

– Sabemos o quanto está difícil para todos viverem com restrições e sempre que pudermos vamos interagir e levar arte às pessoas, porque isso e fundamental para saúde emocional de todos, pondera.

Contato com artista pelo fone: (55)999130424

Fotos: Fátima Marcanth

Vera Soares Pedroso