Motos com escapamento adulterado ou inoperante provocam muito barulho nas ruas da cidade

O barulho excessivo do escapamento de motocicletas tem tirado o sossego de muitos moradores em Alegrete. Um dos locais com maior incidência de reclamações é a Avenida Eurípedes Brasil Milano. Ainda que seja proibida pelo Código de Trânsito Municipal(CTB), a prática tem sido recorrente por vários motociclistas.

Transitar com motocicleta com escapamento adulterado é infração grave como está prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe sobre conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A prática acarreta perda de cinco pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23.

 

“Muitas vezes, os condutores dessas motocicletas com escapamentos irregulares, não possuem habilitação”, destacou o Diretor da Guarda Municipal, Angelo Tertuliano.

Ele acrescentou que a Guarda Municipal tem autuado vários motociclistas, porém, a maioria volta a reincidir, pois o cano de descarga é apenas retido, devido à Lei, eles não podem apreender. Como é devolvido(o cano), já houve casos de alguns dias depois, a abordagem ser com o mesmo motociclista, novamente, irregular. “Depois que são autuados e o cano retido na Guarda Municipal, eles têm um dia de prazo para apresentarem a moto com o cano original” – pontuou.

Angelo também descreveu que muitos dos motociclistas que são flagrados são menores. “Na semana passada, numa das abordagens, o piloto da moto tinha apenas 15 anos. Em algumas situações, os responsáveis têm conhecimento. No caso deste adolescente, foram mais de 2 mil reais em multas”- explicou.