No dia 11 de dezembro foi comemorado os 60 anos da APAEs no Brasil. O movimento Apaeano é a maior rede de atenção às pessoas com deficiência múltipla e conta com 2.130 APAEs em todo o território nacional, sendo que no Rio Grande do Sul são mais de 205 APAEs, com 22 conselhos regionais.
Para celebrar a data, a APAE de Alegrete que completa 48 anos, realizou um encontro festivo na escola. Familiares, amigos, pais e voluntários se fizeram presentes na celebração, num contingente de pessoas que se unem com o firme propósito de lutar pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência, a fim de proporcionar melhores condições de educação, saúde, assistência social, educação para o trabalho, na perspectiva de sua inclusão na sociedade em que vivem.
Atuando na defesa, efetivação e construção de novos direitos, as APAEs promovem para as pessoas com deficiência, o enfrentamento das desigualdades sociais, propondo políticas públicas para o atendimento em todo o seu ciclo de vida, visando ainda assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.
Aos seus 60 anos em prol do atendimento à pessoa com deficiência e pela APAE Alegrete nos seus 48 anos de Inclusão, a comemoração realizada na Escola Especial Paul Harris foi especial para a escola que é referência no atendimento à portadores de deficiência intelectual e múltipla.
De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, Mabel Silveira, o trabalho é focado na solidariedade e na humanidade, e com os colaboradores e parceiros fica melhor comemorar os 48 anos de história da entidade. “Foi um momento ímpar, onde alunos, parceiros, colaboradores, diretores, familiares e convidados confraternizaram ao som da apresentação do coral da APAE”, ressaltou Mabel.
Outro destaque da festa foi o lançamento da fotografia do ex-presidente Albano Suhre. Com apresentações artísticas e belas canções entoadas pelo Coral, a APAE completa 48 anos dedicados às crianças e adultos, portadores de necessidades especiais.