Município da Região Central do estado decretou situação de emergência.
Centenas de pessoas estão fora de casa e necessitam de doações.
Um dia após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, centenas de moradores das cidades de Restinga Seca e Santiago, na Região Central, estão fora de casa. A chuva de granizo de terça-feira (2) destelhou centenas de residências e prejudicou o abastecimento de energia elétrica e água, como mostra a reportagem desta quarta-feira (3) do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo).
O município de Restinga Seca, que já havia sido afetado pelas chuvas no último fim de semana, decretou situação de emergência. A estimativa é que os prejuízos na cidade possam passar de R$ 3 milhões.
A prefeitura trabalha na distribuição de lonas e cestas básicas. A expectativa agora é pela chegada de material de construção que deve ser doado pela Defesa Civil do estado. A maior necessidade, porém, é por telhas, material de construção e alimentos. Quem puder ajudar pode entrar em contato com a prefeitura pelo telefone: (55) 3261-3200.
Em Santiago, em apenas 12 minutos mais de 500 casas foram danificadas com o temporal. Duas pessoas ficaram feridas ao caírem de telhados quando tentavam cobrir as casas com lonas. Ao todo, cerca de 500 casas tiveram os tetos perfurados pelas pedras de gelo.
Cinco bairros foram atingidos. O mais prejudicado foi Gaspar Dutra. Moradores fizeram fila no Corpo de Bombeiros para a retirada de lonas. Todo o estoque do produto que havia no comércio da cidade foi comprado pela Defesa Civil. Segundo os moradores, algumas pedras de gelo tinham o tamanho de um ovo.
Outras cidades das regiões Central, Norte e Oeste do estado também foram atingidas por granizo. Em Jari, a precipitação durou cerca de 20 minutos e também provocou estragos. Cerca de 25 casas ficaram danificadas. Outros casos ocorreram em Soledade, Getúlio Vargas e Ibirapuitã, no Norte gaúcho.
Previsão do tempo
A chuva perde força no estado nesta quarta (3). Ainda pode haver precipitações isoladas em alguns pontos do litoral, Serra, Norte e na capital. Ao longo do dia, porém, o tempo vai limpando e o sol vai aparecendo entre nuvens.
Uma nova área de instabilidade está se formando na argentina, atinge a Fronteira Oeste nesta quinta (4) e na sexta (5) alcança todo o estado. Mais uma vez podemos ter chuva forte, ventos e granizo.
Fonte: G1