APPHA tem espaço regimental na Câmara proposto pela vereadora Maria do Horto

Na manhã dessa quinta-feira, 22, ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, o Espaço Regimental para a Associação de Pequenos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Alegrete. O espaço foi proposto pela vereadora Maria do Horto com a intenção de levar ao conhecimento da comunidade o trabalho da APPHA e incentivar uma alimentação saudável e consciente.

A vereadora Maria do Horto destacou a importância da valorização da agricultura familiar realizada em nosso município. Ela afirma que “através dessas políticas públicas, que proporcionam a compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar, é possível ter uma maior qualidade dessa alimentação e também incentivar os pequenos produtores”. A vereadora comentou ainda, sobre a qualidade dos alimentos, que são produzidos com a assistência técnica da Emater. Assim são uma opção de alimentação saudável e sustentável no nosso município.

O técnico agrícola da Emater, Clóvis Duarte, destaca que a Emater começou, a partir de 2008, a trabalhar fortemente com horticultura e fruticultura da agricultura familiar. Sendo que em 2009, foi implantada a Lei nº 11.947, a qual determina que no mínimo 30% do valor repassado para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Clóvis Duarte afirma que: “Isso deu uma garantia de venda ao produtor, de modo que em três anos conseguimos atingir toda rede estadual de ensino através do trabalho junto com a associação”.  Segundo ele, atualmente já estão entrando no segundo processo para fornecer alimentos também para as escolas municipais.

O Presidente da APPHA, Pedro Santos de Moraes, destacou a importância das feiras, que são realizadas todas às terças e quintas-feiras na Praça Getúlio Vargas. Segundo ele: “Se não fosse a feira muitos já teriam desistido”. Pedro Moraes ainda relatou o impacto positivo das políticas públicas que possibilitam a venda dos produtos para instituições, como escolas e quartéis.

Estiveram acompanhando o espaço, o Presidente da APPHA, Pedro Moraes, o funcionário público municipal Wilson Araújo, que desenvolve trabalho de cooperação técnica junto a Associação. E representando a Emater, estavam Clovis Duarte, Nitiele Rigol e Josiele Carneiro.