Apreensão de dois cavalos pela Guarda mobiliza amigos nas redes sociais

Se por um lado as pessoas criam cavalos na zona urbana e se apegam a estes animais, por outro, a comunidade cobra quando andam soltos pelas ruas da cidade, exigindo que sejam recolhidos, porque se tornam perigo ao trânsito e às pessoas, dizem os agentes de trânsito.

Mas uma situação que aconteceu esta semana criou uma mobilização para que dois cavalos que foram apreendidos pela Guarda Municipal na última segunda- feira, dia 25, sejam devolvidos, porque seriam de crianças que estão desesperadas. Assim, foi criada a companha #devolvamnossoscavalinhos.

O diretor da Guarda Municipal, Angelo Tertuliano, diz que 10 cavalos estavam em frente Centro Cultural e foram recolhidos pela Guarda e levados para o potreiro municipal. Ele informa que a dona de dois destes animais , da Vila Nova, o procurou na Guarda solicitando que liberassem os animais, porque diz ser de duas crianças e que haviam cortado a cerca, do seu pátio, na sexta-feira, dia 22 de maio, quando eles saíram para rua. E que os pequenos estão desesperados pelos seus animais.

Sempre que animais são recolhidos para que o dono os retire deve pagar, no caso de cavalos, 600 reais por animal, porque a quantidade de cavalos soltos nas ruas estava sem controle aqui no Município, diz o agente de trânsito. Mesmo com o trabalho de recolhimento que envolveu, inclusive a Polícia Rodoviária Federal, estes animais continuam sendo criados na área urbana.

A campanha continua e os cavalos continuam apreendidos.

Vera Soares Pedroso