A travessia que liga Alegrete a Maçambará pela 566 é de vital importância no escoamento da produção de arroz e para a comunidade da região
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Alegrete, os vereadores aprovaram o projeto de Lei 143/2014 oriundo do Executivo que autoriza o município de Alegrete a firmar convênios com as cidades de Maçambará e Itaqui, com o objetivo de consertar e reformar a balsa que faz a travessia do Rio Ibicuí, no Passo do Mariano Pinto, na RS 566, no município de Maçambará. A travessia é de vital importância no escoamento da produção e para a comunidade daquela região. Esta ação teve início ainda em 2013 quando a balsa parou de funcionar. Primeiro por falta de habilitação do condutor que operava a embarcação e depois por ela apresentar problemas estruturais, o que fez com que a Marinha obrigasse a reforma para liberar a prestação deste serviço.
Segundo o vereador Rudi Pinto, PDT, que desde o início está trabalhando na busca de uma solução definitiva para a volta do funcionamento da balsa, foi uma grande conquista a aprovação deste projeto. “Estamos acompanhando as negociações desde o começo. Estivemos juntamente com o Vereador Márcio Amaral, PMDB, ainda em 2013, articulando e buscando alternativas para que tudo desse certo. E Deu! Agora é só aguardar o início das reformas”, disse.
De acordo o vereador, em junho foi aprovado um requerimento de sua autoria, com a assinatura de todos os tribunos, que solicitava estudos para a criação de convênio entre Alegrete, Maçambará e Itaqui. Posteriormente, convidou o Procurador do Município, Cleber Batanolli, a visitar Maçambará, onde foram recebidos pelo prefeito Aldérico Copatti, que prestou importantes informações para que fosse firmado o projeto do convênio. “Foi uma conquista de todos os vereadores, cada um deu a sua parcela de contribuição e é isso que a cidade precisa: que todos trabalhem em conjunto na busca dos objetivos que a nossa comunidade precisa,” finalizou o vereador.