Artista alegretense busca ajuda para participar de exposição no Rio de Janeiro

O artista alegretense Guto Vilaverde foi convidado para expor seus mosaicos sobre filmes cult na Estação NET de Botafogo, no Rio de Janeiro, no final de setembro.

Esse local tem as salas de cinema mais badaladas da Zona Sul da Cidades Maravilhosa. “Pretendo levar 15 quadros que ficarão em exposição por algumas semanas. Com as dificuldades causadas pelas enchentes e os aeroportos, minha única alternativa de cumprir esse compromisso é fazendo uma vaquinha para cobrir os custos de passagens e transporte dos quadros até o Rio. Qualquer valor vai ser muito bem-vindo”, destacou o artista em sua rede social.

Alegrete se transforma na cidade dos fuscas com encontro de carros clássicos e antigos neste fim de semana

Guto Vilaverde tem uma trajetória consolidada na arte do mosaico. O artista brasileiro começou a quebrar e juntar os primeiros cacos de azulejos no final dos anos 90, na África do Sul, país onde viveu por mais de dez anos. Em Joanesburgo, visitando uma loja de produtos para mosaicos, conheceu alguns artistas locais que lhe mostraram os equipamentos necessários para a criação de mosaicos, e ali mesmo, informalmente, recebeu algumas dicas de como fazer seu primeiro trabalho.

Foi inspiração à primeira vista. Daquele dia em diante, o mosaico passou a fazer parte da vida do artista, que já havia transitado pela dança e pelas artes cênicas, mas que até então não havia encontrado uma manifestação artística que realmente o completasse.

Fortemente influenciado pela estética da pop art, do cinema cult e da arte de rua, o artista autodidata passou a retratar personalidades que influenciaram a sociedade contemporânea, usando cacos de azulejos de cores vibrantes.

Amanda Gobus ministra oficina gratuita no Centro Cultural neste sábado em Alegrete

Hoje, mesmo vivendo em sua cidade natal, Alegrete, suas obras são conhecidas no país e, com a ajuda da internet, são apreciadas em outros países também. O artista participou de uma exposição na Van Der Plas Gallery, em Nova Iorque, e em duas outras oportunidades foi chamado para criar painéis de arte de rua na metrópole norte-americana. Muitas dessas obras são feitas sob encomenda, outras para homenagear ícones como a atriz brasileira Fernanda Montenegro, além das saudosas Elza Soares, Bibi Ferreira, Maysa e o inesquecível Cartola.

https://www.vakinha.com.br/5010512

Chave PIX: [email protected]

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários