Até junho, eventos que gerem aglomerações estão suspensos em Alegrete

A determinação foi confirmada com o prefeito Márcio Amaral, no início desta tarde. Eventos culturais e esportivos estão suspensos nesse primeiro semestre em Alegrete.

Frente a pandemia do Coronavírus e os decretos de distanciamento social, necessários como um dos únicos meios preventivos de não contrair Covid-19, todos eventos que gerem algum tipo de aglomeração estão suspensos na 3ª Capital Farroupilha.

Sem nenhum caso suspeito há mais de três dias, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Diretoria de Cultura, após reunião com o prefeito, decidiu cancelar a Feira do Livro, evento que seria realizado no mês de junho. Da mesma forma, a Semana da Arte que envolve a parceria com artistas da cidade e com empresas apoiadoras.

Outro evento que não sai mais este ano é o FAC-Festival Alegretense da Canção, o evento cultural está suspenso até um segundo momento em que será avaliada a sua realização, destacou Amaral.

O Brick da Praça também foi suspenso, o retorno somente após uma reunião para organizar o retorno com as devidas precauções de saúde apontada pelos médicos e orientações da OMS.

Na parte esportiva, os eventos agendados estão suspensos de acordo com o Decreto Municipal vigente. “O importante neste momento é não promover aglomerações e evento deste porte sempre contam com uma adesão grande de público”, explica o prefeito.

Os jogos da LAF, bem como os torneios que já estavam parados, não devem ter bola rolando ao menos até junho. Em entrevista o prefeito foi taxativo. “Não podemos permitir em função do risco de contaminar a população. A saúde em primeiro lugar” asseverou.

O Grupo Trilha Aventura havia adiado já o Desafio Extremo que seria realizado no último domingo (26), com a presença de mais de 200 ciclistas. A prova principal do Circuito 2020, foi a primeira adiada e a restrição de eventos já ameaça o calendário deste ano. Tradicional em Alegrete, a Rústica do Trabalhador não vai acontecer na próxima sexta, fato inédito na década.

Quantos aos eventos musicais na cidade, o prefeito disse que recebeu dezenas de ligações e questionamentos sobre a liberação. Mas segue a mesma linha dos demais.

Júlio Cesar Santos