Audiência pública discute o descarte correto de pneus inservíveis

Secretário Arildo Oliveira debate logística reversa com representantes da cadeia produtiva de pneus
Na manhã da última quinta-feira (18), a Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMAM) realizou uma audiência pública da cadeia produtiva de pneus. Estiveram presentes representantes da Associação dos Comerciantes e Prestadores de Serviços de Pneumáticos de Alegrete, representantes do comércio de departamentos lojistas que comercializam pneus e do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
O objetivo era discutir de que forma a logística reversa será aplicada para que os resíduos de pneus inservíveis não se acumulem novamente no ecoponto, uma vez que todo o material que se encontrava no antigo hangar, cerca de 10 mil pneus, já foi retirado do local em uma ação da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e de Agricultura e Pecuária entre os dias 5 e 11 de dezembro.
Após discussão, ficou definido que a ANIP será notificada pela SEMMAM para que encontre em até 60 dias um local que sirva de ponto de coleta de pneus inservíveis. Além disso, ficou definido que a gestão do ecoponto localizado na Av. Tiaraju terá gestão compartilhada entre SEMMAM e Vigilância Epidemiológica.
Para o Secretário de Meio Ambiente, Arildo de Oliveira, a audiência foi positiva. “Foi uma reunião produtiva. Temos alguns encaminhamentos, mas precisamos avançar na questão da logística reversa para que não haja novo acúmulo de pneus”, afirma.
FOTO: Andressa Benites