Após a conclusão das audiências públicas, na cidade, para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), foi a vez da zona rural do município apresentarem suas demandas. Neste final de semana, nos dias 30 e 31 de agosto, foram realizadas quatro audiências públicas, em que as comunidades do Rincão do São Miguel, Passo Novo, Durasnal e Caverá reivindicaram melhorias em suas localidades.
A comunidade do Rincão do São Miguel solicitou reparos na estrada e elogiou a nova unidade básica de saúde do Passo Novo. Este tópico também foi elogiado na reunião no Passo Novo, onde os moradores reivindicaram também desfibrilador e serviço odontológico na unidade de saúde, questões relativas ao abastecimento de água, controle de trânsito, podas e coleta de lixo doméstico.
No Durasnal as pautas foram variadas. Além do agradecimento a solicitações atendidas de anos anteriores, como academia popular, apoio à Casa do Produtor e melhorias na escola, houve pedidos por melhorias na EMEB André Figueira e estradas. No Caverá, a comunidade citou pontos positivos como a reforma na EMEB Francisco Mafaldo e o apoio aos horticultores com a instalação de estufas. Levantaram também questões sobre o novo poço artesiano da região e outras melhorias na escola.
A vice-prefeita Preta Mulazzani observou a qualificação das audiências: “antes as demandas eram básicas. Agora sempre surgem ideias novas, projetos novos a serem desenvolvidos”. Para o prefeito Erasmo Silva, esta mudança representa evolução: “cada vez a comunidade quer mais e melhor. Isso comprova que o padrão está aumentando, a população não se satisfaz com pouco”.
Fotos: Andressa Benites