A bailarina alegretense, Dandara Amorim Veiga, 17 anos, figura como uma das promessas no mundo da dança. Ganhadora de uma bolsa para dançar em Buenos Aires no Estúdio Margarita Fernadez e depois de arrematar importantes prêmios no Bento em Dança, um dos maiores festivais do gênero no País, recentemente eleita bailarina destaque em técnica, maior pontuação e melhor solo feminino, encenando “A morte de Nikia” no Festival Vem Dançar, realizado no último final de semana, 1 º e 2 de novembro na Capital. A jovem está como suplente para a seletiva no Projeto Passo de Arte que ocorre em Indaiatuba em São Paulo.
Comprovando o ensino do ballet clássico, a menina que iniciou no Projeto Primeiros Passos da Escola de Dança Ballerina, saiu do Bairro São João e hoje está com um pé num concurso internacional em Nova York. O Portal Alegrete Tudo foi saber um pouco mais da história dessa jovem promessa alegretense. Confira trechos da entrevista:
Portal: De onde vem tanto talento para a Dança ?
Dandara: Eu dedico 12 horas semanalmente para a dança. Cresci nesse universo e gosto muito de dançar. Esforço-me e tenho amor à dança e vontade de aprender.
Portal: Como foi seu ingresso no muno da Dança ?
Dandara: Na verdade eu ingressei pelo Projeto da Escola, e desde lá aprendi muita coisa. A dedicação da minha professora, Jaque, foi fundamental, e o apoio da família me fez chegar até aqui.
Portal: Então o Projeto abriu as portas para você fazer o que mais gosta ?
Dandara: Claro! Eu moro no Bairro São João e minha família me ajudou bastante, minha vó pagava minha mensalidade para fazer aulas, em 2012 iniciei a trabalhar como menor aprendiz, então como te disse era uma aluna por bairro no projeto, eu consegui a vaga e fui em busca os meus objetivos.
Portal: Falastes em família, qual a contribuição deles nessa tua trajetória de sucesso ?
Dandara: Eu cresci sendo levada aos treinos pela minha vó e minha mãe sempre me incentivou. Eu chegava da escola e estava tudo pronto para eu ir para os ensaios, e isto eu devo a eles e a minha Escola Querida.
Portal: E a premiação no Bento em Dança, como foi para você receber uma premiação como esta ?
Dandara: Foi muito gratificante! É um trabalho árduo de meses de treinamentos e ensaios. Na 4ª participação minha em vinte duas do Festival Bento em Dança, conseguimos 59 premiações nas colocações gerais, e eu fui indicada como melhor bailarina na fase A e B, e escolhida melhor intérprete na fase B, com Ballet clássico e solo jazz.
Portal: Esse sucesso todo é a consagração de um trabalho coletivo aliado ao talento individual da Dandara ?
Dandara:( risos) É! Conseguimos o objetivo, e eu sou a primeira suplente para a final de um concurso internacional.
Portal: Como assim internacional ?
Dandara: A menina escolhida para uma seletiva internacional ainda não confirmou sua participação, e se ela desistir ocuparei a vaga dela nesse concurso, que oferece a oportunidade de ir para Nova York, nas maiores escolas de balé do mundo, na seletiva YAGP..
Portal: Qual teu objetivo ?
Dandara: na verdade meu objetivo era mostrar meu amor e dedicação com a dança, e as premiações foram os resultados de tudo isso, foi objetivo de todo o grupo da Escola.
Portal: Em poucas palavras diga: Quem é Dandara ?
Dandara: Uma definição sobre mim, bah difícil falar sobre si mesma, mas seria simplesmente a guria do bairro São João que aprendeu no projeto primeiros passos durante 4 anos, que despertou um grande amor pela dança e por isso procura se dedicar ,se esforçar para realizar um sonho de pequena que é ser bailarina. E sempre com a consciência de que é necessário humildade ,foco,e pés no chão para chegar ao objeto.