Café Cristal, Rockers Soul Food e Vira Cambota só poderão reabrir após a Secretaria de Finanças expedir um novo alvará de localização
Quem se deslocou até o Café Cristal, na Rua Alberto Paqualini, nesta quinta e sexta-feira, encontrou o local de portas fechadas.
No final da manhã de quinta, o setor de Fiscalização da prefeitura notificou o estabelecimento por não ter o alvará de localização. O mesmo aconteceu com o salão de festas anexo à Fadisma, o Vira-Cambota. Há cerca de 15 dias, outro bar, o Rockers Soul Food também havia sido fechado pela prefeitura.
Conforme Tiago Candaten, chefe do setor de Fiscalização, o Café Cristal foi fechado pela primeira vez por volta de maio do ano passado, porque o local não tinha o alvará de localização. Segundo Candaten, antes disso, o bar possuía o alvará, mas como foi vendido e mudou a razão social, o novo dono teria que ter solicitado novamente:
— Foi dado um prazo para ele regularizar, mas as adequações não foram feitas. A Secretária de Finanças indeferiu o pedido de alvará, então fomos contatados, e fechamos o bar de acordo com a lei municipal — esclarece.
De acordo com o chefe do setor, muitos estabelecimentos abrem as portas antes mesmo de se adequarem às leis:
— É uma cultura errada. Quem quer abrir um estabelecimento deve fazer, antes de tudo, o estudo de zoneamento, procurar saber se atividade que você quer desenvolver é permitida naquele local. Aí então deve ser pedido o alvará e só depois, o estabelecimento deveria abrir — relatada o Candaten.
Café Cristal, Vira Cambota e Rockers Soul Food só poderão reabrir novamente após a Secretaria de Finanças expedir um novo alvará de localização. A prefeitura não confirma por quais motivos os alvarás não foram concedidos aos três estabelecimentos.
Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA