Basilio Reis Paz, ex-integrante do CPERS, perdeu a batalha para o câncer

Depois de um período de muita luta contra um câncer, faleceu nesta quinta-feira em Porto Alegre, Basilio Reis Paz, aos 49 anos. O alegretense de coração, apaixonado pela Terra dos Poetas, chegou aqui ainda bebê. O pai e os avós, são alegretenses, ele é natural de Porto Alegre..

Todavia, Basílio construiu uma trajetória muito importante na cidade que tanto amava. Em Alegrete, atuou de forma muito intensa como militante do Partido dos Trabalhadores(PT) e no CPERS.

A irmã, Clarisse Paz, falou por telefone com a reportagem e acrescentou que Basílio era uma pessoa muito querida e amiga. Amava tomar chimarrão como um bom alegretense e gaúcho, destaca. “Ele amava Alegrete e conhece a cidade inteira. Era conhecido de todos, pois era uma pessoa do bem”- comenta. Basílio realizava tratamento contra um câncer de pulmão e não resistiu às complicações da doença.

Nas redes sociais, inúmeras mensagens que demonstram o carinho e gratidão pelo período de convívio e aprendizados com Basílio. Uma delas, da amiga e companheira de luta partidária, Preta Mulazzani: “nosso guerreiro nos deixou. Lutou muito, valente, corajoso e confiante como sempre foi na sua trajetória de vida. Vai em paz, amigo.Te levo no coração”.

Diego Vieira citou: “amigo Basilio, vou sentir sua falta para sempre. Vou sempre lembrar das conversas, das risadas e de todos os momentos alegres que vivemos juntos. Em luto por você, meu grande amigo. A presença não é sobre estar junto, por isso você continua vivo em minhas memórias.”

Integrante da Confraria da Praça Nova, Basílio recebeu a seguinte homenagem: lamentamos profundamente o passamento do confrade,  amigo e camarada Basilio Reis Paz , apesar de todo sofrimento na luta contra uma doença agressiva que não deu nenhuma trégua durante os últimos dois anos, com coragem nunca perdeu a fé e sempre  foi uma pessoa generosa e amiga, atenta às novidades e pronto para dividir conhecimentos. Descanse em paz e vai na Luz Basa querido!

Já Clarisse Dutra Aurélio, descreveu: “grande Basa, foste um guerreiro corajoso.  Peleaste de cabeça erguida até o fim. Ficarás na minha lembrança –  nossas épocas do IEEOA, as campanhas políticas do PT, a militância virtual e esses últimos tempos onde dividias teus dias e tua luta conosco. Segues na luz, amigo Basilio Reis Paz”.