Capacitação da Ouvidoria do Município para a rede de colaboradores

Na tarde desta quarta-feira, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal, ocorreu o encontro da Ouvidoria do Município com representantes das Secretarias Municipais que formam a rede de colaboradores. O prefeito Márcio Amaral procedeu a fala de abertura, destacando a importância desta ligação com o cidadão que faz suas solicitações, sugestões e reclamações, constituindo-se num canal de entendimento.

A ouvidora Viviana Anhaia, logo a seguir, fez uma exposição detalhada a respeito do que é uma ouvidoria pública e o trabalho que realiza como responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, elogios e sugestões relacionadas aos serviços públicos, com o objetivo do aprimoramento da gestão pública.

Foi enfatizado que a ouvidoria não é uma central de atendimento de serviços ou de informações, nem tampouco auditoria ou controladoria. Trata-se de uma estrutura de relacionamento, gerenciamento de conflitos e de auxílio no controle da qualidade dos serviços públicos, conforme explicou a ouvidora Viviana.

Ao final, os participantes do encontro puderam esclarecer muitas dúvidas sobre o trabalho da Ouvidoria e os procedimentos de acesso à informação.

DPCom PMA