Entrevista:
Nesta última quinta-feira (8), foi comemorado o Dia do Fotógrafo. O Portal Alegrete Tudo encontrou um profissional que tem se destacado na arte de clicar belos e eternos momentos. O alegretense Celso do Couto já fotografou no Exterior, e é requisitado para books, casamentos, aniversários e festas em geral. Confira trechos do bate-papo com um dos profissionais de destaque em Alegrete:
Portal: De onde veio o talento para fotografar ?
Celso: A fotografia sempre esteve presente em minha vida, desde a juventude, clicando com câmeras analógicas, na família, em festinhas, viagens, sempre fui o “fotógrafo oficial”, chamado pelos amigos. Com o passar do tempo, na busca de uma realização e com o incentivo dos amigos, tornou-se uma profissão.
Portal: Como é viver nessa profissão ?
Celso: Ao contrário de que muitos pensam da vida de fotografo com puro glamour, festas, eventos, gente bonita, esquecem que independente de chuva e frio, sol e a ar condicionado, o profissional é o primeiro a estar lá, não só para tirar fotos e sim como ativo participante daquele momento.
Portal: O que é preciso para ser um fotógrafo ?
Celso: São muitos critérios para se tornar um profissional da imagem , ter uma visão do algo mais, iniciativa, versatilidade, sensibilidade, paciência, criatividade, disciplina e muito estudo, pesquisando artigos na internet, apostilas e revistas especializadas.
Portal: Em alto nível, um profissional requisitado ?
Celso: Estar antenado as novidades e tendências no campo fotográfico com a tecnologia digital, hoje a tendência é fotografar o máximo possível e observar depois.
Portal: Como é o relacionamento com os clientes ?
Celso: Eu procuro a cada trabalho realizado, buscar o máximo de informações dos clientes, saber o que eles esperam, criar um vinculo sincero, afinal faremos parte da realização do sonho e muitas vezes gera uma grande amizade.
Portal: Entre tantos profissionais no ramo, qual o teu diferencial ?
Celso: Cada profissional tem seu estilo registrando sentimentos, alegrias e emoções. Meu diferencial fica marcado em cada foto, um novo trabalho e nos deparamos com todo tipo de situação e muitas vezes são impossíveis o sentimento ficar alheio a tanta emoção.
Portal: Em Alegrete existem vários locais para se fazer registros fotográficos, quais os mais concorridos ?
Celso: Os locais escolhidos para book, pré-casamentos, ensaios são os mais improváveis e se tornam cenários perfeitos para o registro, como em fazendas, campos, morros, parques, pontos turísticos de nossa cidade. Muitos quase no abandono , como o Parque dos Aguateiros, com técnica conseguimos bons resultados.
Portal: Quanto tempo fotografando ? É possível viver só de clicks ?
Celso: (risos) Ao finalizar o registro fotográfico, começa o tratamento de correção de cada foto. Muitas vezes levo dia e noite para conseguir entregar o trabalho no prazo estipulado. Como qualquer profissão levada a sério é possível sim viver somente de clicks.
Portal: Entre milhares de fotos e flashes cite um momento em que tenha te marcado ?
Celso: Captar emoções é uma profissão para quem realmente ama o que faz, todas marcam a gente.
Portal: Qual a melhor imagem de 2014 por ti fotografada ?
Celso: Entre milhares de fotos e clicks, me perguntar qual a melhor, seria impossível escolher, a melhor sempre será a próxima!
“A fotografia é mais que uma simples lembrança, é uma forma de traduzir sentimentos.”
Portal: Qual a mensagem para 2015 ?
Celso: Solidariedade, solidariedade!
Por: Júlio Cesar Santos