Chuva abaixo da média preocupa produtores de hortifruti de Alegrete

Estamos em pleno outono, onde a natureza se transforma e caracteriza-se ainda por uma mudança no regime de chuvas.

A previsão é de que este ano a estação seja mais seca com precipitações abaixo da média no RS.

Clóvis Duarte, extencionista da EMATER, em Alegrete, diz que a chuva nesta época é necessária e importante para quem produz hotifrutigranjeiros, porque os açudes e reservas de água estão muito baixos. – Os produtores de verduras e frutas estão esperando por chuva, porque às águas estão bem baixas, comentou o técnico da EMATER.  Também precisamos para as pastagens de inverno.

Ele lembra que a última chuva, não passou de 60 mm em alguns locais do Município e são necessários, mesmo que escalonados, mais de 100mm para juntar água.

De acordo com Jossana Ceollin Cera,  Meteorologista, consultora do IRGA,  a média de 30 anos de dados (1981-2010), chamada Normal Climatológica mostra que nos meses de maio, junho e julho, o normal é chover entre 120-135 mm, em cada um desses meses. No entanto, neste período do ano passado (2020), a precipitação média mensal foi de 187,4 mm em maio, de 167,4 mm em junho e de 43,4 mm em julho.
Para este trimestre em 2021, os prognósticos apontam que, no geral, as precipitações ficarão abaixo da média no RS. O modelo do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê 100-130 mm para maio, 110-140 mm para junho e 90-120 mm para julho para a região de Alegrete. Até o momento,  a estação meteorológica do INMET registrou 43 mm em maio aqui no Município.