Clarão registrado no céu gera curiosidade entre os alegretenses

Na noite de quinta-feira (30), um objeto com uma intensa luz verde “rasgou” o céu de Alegrete gerando curiosidade entre os alegretenses que registraram o fato.

IMG-20150731-WA0006
Foto: Anderson Dambroz

Moradores de outras cidades gaúchas, do Uruguai e Argentina também presenciaram o acontecimento. Em questão de minutos as imagens e testemunhos tomaram conta das redes sociais.

Especialistas acreditam que tenha sido um meteoro ou fragmento de lixo espacial.

Gilberto Klar Renner, que há mais de 20 anos atua no planetário da UFRGS. Mesmo assim, ele acredita que tenha sido uma situação invulgar:

— Este está um pouco diferente, porque está mais brilhante. É um meteoro especial, uma coisa fora do comum. Não é um típico aparecimento de meteoro.

received_899686666771864

Em entrevista a Zero Hora, Marcelo Bruckmann, físico e técnico do observatório astronômico da PUCRS, o corpo visto nesta quinta pode ser formado por lixo espacial.

— Geralmente, quando são objetos originários do espaço, esses objetos acabam se fragmentando. Esse objeto pode ser um fragmento de lixo espacial, que entrou em contato com a nossa atmosfera. Isso explica ele ter uma longa extensão. As partículas ou fragmentos de algum objeto que está orbitando a Terra vão se aproximando até entrar em rota de queda. Quando entra na atmosfera ele sofre um superaquecimento. — afirma Bruckmann.