Colômbia goleia Japão e garante primeiro lugar do Grupo C

Goleiro colombiano Mondragón tornou-se o jogador mais velho a disputar uma Copa

colombia e japao
A Colômbia goleou o Japão por 4 a 1 na Arena Pantanal, em Cuiabá, e garantiu o primeiro lugar do Grupo C com 100% de aproveitamento. Os gols foram marcados por Cuadrado, James Rodríguez e Jackson Martínez, duas vezes. Okazaki marcou o gol japonês. 

A partida ainda ficou marcada por um recorde. Aos 43 anos, o goleiro Faryd Mondragón entrou no segundo tempo e se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. A Colômbia agora enfrenta o Uruguai nas oitavas de final, sábado, às 17h, no Maracanã.

A partida começou com a Colômbia tentando fazer um calor para cima do time japonês. Ditando o ritmo, os comandados de José Pekerman buscavam um gol no início da partida. No entanto, o Japão, apesar de uma postura mais recuada, saia em velocidade nos contra-ataques. Aos 14 minutos, Uchida arriscou de fora da área. Logo na sequência, Hasebe pegou a sobra do escanteio e largou uma bomba para defesa de Ospina. Mas a Colômbia, em contra-ataque pela esquerda, Armero achou Adrián Ramos dentro da área, o colombiano foi derrubado por Konno. Pênalti para a Colômbia. Na cobrança, Cuadrado soltou a bomba no meio do gol e não deu chances para o goleiro Kawashima.

Precisando da vitória, o Japão adiantou a marcação para tentar sufocar os colombianos. Porém os nipônicos tentavam alçar bolas na área adversária. Sem sucesso. A Colômbia, postada na defesa não conseguia aproveitar os contra-ataques. Aos 26, o goleiro da Colômbia protagonizou uma linda defesa: Kagawa recebeu de Okubo na entrada da área, cortou para o meio e soltou a bomba de pé direito. Ospina se esticou todo para evitar o gol de empate. Aos 33, após Hasebe ser derrubado por Valdés na entrada da área, Honda cobrou falta com maestria no canto do goleiro. A bola passou rente à trave esquerda de Ospina.

O empate do Japão estava esquentando: aos 36, Okubo acertou uma linda bicicleta após cruzamento de Uchida. Mas a bola passou por cima do gol. Aos 41, a Colômbia poderia ter ampliado o placar em jogada de Jackson Martínez, que recebeu passe de Adrián Ramos, dentro da área, o colombiano tentou o chute de primeira e perdeu uma grande chance. Mas a bola pune. No minuto final dos acréscimos, o empate oriental: após cruzamento de Honda, Okazaki se antecipou à marcação e testou no canto, sem chances para Ospina. O Japão levou o empate para o intervalo.

A fim de dar mais movimentação ao time, José Perkerman resolveu promover duas alterações na Colômbia: Carbonero e James Rodríguez entraram nos lugares de Cuadrado e Quintero, repectivamente. A Colômbia passou então a trabalhar mais e ficar mais bem postada em campo. Tanto que, aos nove minutos, James Rodrígues, em sua primeira jogada, achou Jackson Martínez dentro da área, o atacante bateu cruzado, a bola ainda desviou na defesa antes de morrer no fundo do gol.

Mas, o Japão tem a tradição de nunca desistir, nunca se render. O time oriental jogava bem distribuído, mas tinha dificuldades de ultrapassar a intermediaria da Colômbia. Aos 12, Kagawa aproveitou boa jogada de Hasebe e bateu da entrada da área. A bola foi por cima do gol de Ospina. Seis minutos mais tarde, Honda fez uma ótima cobrança de escanteio e obriga Ospina a se esticar todo para praticar ótima defesa. Quase o empate Japonês. Logo na sequência, Uchida faz ótima jogada na linha de fundo, cruzou no primeiro pau e Okubo, de primeira, finalizou por cima do gol.

E o Japão seguia buscando o gol de empate: aos 31, Kagawa realizou cobrança no primeiro pau e Adrián Ramos afastou de cabeça. Porém, a Colômbia se segurava e oferecia perigo nos contra-ataques. Aos 33, Adrián ramos tentou virar o jogo para Jackson Martínez, mas errou o passe. Seria uma grande chance para a Colômbia. Até que, aos 37, Jackson Martínez foi lançado por James Rodríguez. Dentro da área, o artilheiro colombiano cortou a marcação de Uchida e bateu na esquerda, sem chances para Kawashima. Esperando o tempo passar, ainda deu tempo do selecionado colombiano golear o Japão: aos 44, James Rodriguéz recebeu na área, driblou duas vezes o marcador e bateu por cima do goleiro. 
Fonte: Correio do Povo