Com 35,6ºC, RS tem o dia mais quente do inverno

Domingo terá a presença do sol acompanhado de nuvens no Estado

O Rio Grande do Sul teve neste sábado o dia mais quente do inverno até agora com máxima de 35,6ºC em Santa Cruz do Sul. Praticamente todas as regiões do Estado enfrentaram o forte calor. Mesmo na Serra a temperatura chegou a 30ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 30,2ºC. 
Apenas a faixa costeira e zonas próximas não experimentou calor com máximas de 19,8ºC em Tramandaí, 20,1ºC em Torres e 20,7ºC em Rio Grande. Na Argentina, a temperatura em Santiago del Estero bateu em 38ºC neste sábado. A noite vai continuar muito quente no Rio Grande do Sul e com tempo firme e seco na maioria das regiões gaúchas.
O domingo tem a presença do sol acompanhado de nuvens no Rio Grande do Sul. Já na Metade Sul e fronteira com o Uruguai se espera maior nebulosidade com pancadas de chuva principalmente no final do dia, mas o sol chega a aparecer durante o dia e faz calor. A madrugada será de temperatura bastante alta para esta época do ano com mínimas ao redor de 20ºC em diversas cidades. Já a tarde deve ser de verão, não devendo nada a janeiro ou fevereiro, com máximas de 34ºC a 36ºC no Centro, Noroeste, vales e Grande Porto Alegre. Marcas ocasionalmente até mais altas não são descartadas. 
Frente fria
Na segunda, um frente fria avança pelo Rio Grande do Sulcom nuvens e chuva. No entanto, a a maior preocupação é com risco de vendavais, que podem ser localmente intensos. A temperatura terá declínio acentuado e durante a semana são esperadas madrugadas frias com geada e marcas negativas.
Máximas do sábado
Santa Cruz do Sul – 35,6ºC
São Leopoldo – 34,4ºC
Santa Rosa – 34,4ºC
Campo bom – 34,2ºC
Teutônio – 33,8ºC
Lajeado – 33ºC
Santa Maria – 32,9ºC
São Borja – 32,6ºC
Cerro Largo – 31,4ºC
 
Fonte: Correio do Povo