Comércio aberto e lojistas apreensivos apertam cuidados de prevenção em Alegrete

O Decreto do Governador que institui bandeira vermelha à região determinou que comércio não essencial fechasse aqui no Município. Nesta segunda-feira todo o comércio está aberto,porque o Prefeito junto com colegas da AMFRO tomaram esta decisão.

As lojas estão abertas e responsáveis entendem que para manter seus negócios e empregos devem atender a comunidade  com cuidados ainda mais rígidos . A gerente de uma loja de calçados diz que mantém todos os cuidados, inclusive com pano com água sanitária na porta para quem entrar limpar os calçados .

Ela comentou que mesmo com álcool em gel alguns não passam, mas sempre alertam sobre isso e ninguém entra sem máscara e, mesmo assim acredita que todos devem manter o distanciamento de mais de um metro uns dos outros.

O dono de uma loja de confecções, na Andradas, concorda que o comércio se mantenha aberto com todos os cuidados, até porque em mercados ele não vê este controle e sim aglomerações e entende que há um risco forte nesse comportamento.  -Em épocas de inverno o comércio de roupas e cobertas não deixa de ser essencial e fechar as pequenas são demissões e mais crise”.

A gerente de uma loja de rede comentou que aguarda o Decreto, se mostra preocupada e a informa que so entram de máscara e em número controlado. Todos devem se cuidar diante do aumento de internados, pondera.

-Pior que manter lojas abertas são igrejas e tem rever as aglomerações em mercados, disse uma empresária que concorda que todos devem se cuidar ainda diante da situação de doentes aqui em Alegrete. Se os pequenos pararam agora correm sérios riscos de quebrar, atesta.

Na manhã do dia 15, muitos idosos na rua, o que foi comentado como um risco por alguns comerciantes.

Em Alegrete, conforme Boletim da Secretaria da Saúde ,11 estão internados na ala clínica e cinco na UTI COVID, sendo três de Alegrete, um de Itaqui e um de Quaraí.

Vera Soares Pedroso