Comissão vai reavaliar limite de velocidade nas rodovias federais do RS

Engenheiro que foi chefe da PRF critica possível aumento da velocidade máxima

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) propôs ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit) uma reavaliação do limite de velocidade das rodovias federais no Rio Grande do Sul. Uma comissão com a participação de integrantes do Dnit e da PRF deve se reunir pela primeira vez na terça-feira. Os resultados, provavelmente, só serão implantados em 2015.
De acordo com Alessandro Castro, chefe da Comunicação Social da PRF, a polícia rodoviária fez uma avaliação dos trechos mais perigosos das rodovias para embasar a Operação Hermes, em que empregou mais de um radar no mesmo trecho, multando mais de 40 mil veículos. Com base neste levantamento, a PRF observou que há trechos em que pode ser possível aumentar a velocidade e outros em que o limite poderia ser reduzido, como em áreas urbanas, onde ocorrem muitos atropelamentos.
— Vamos formar uma comissão com engenheiros do Dnit e especialistas nossos na área de segurança para tentar avaliar todas as rodovias e ver quais devem comportar alteração — adianta Castro.
Questionado se o aumento da velocidade máxima pode provocar uma elevação no número de acidentes ou torná-los mais letais, o chefe de comunicação concorda que é um risco. Porém, ressalta que acidentes já são letais com os limites atuais.
A sugestão da PRF veio após a divulgação dos resultados da Operação Hermes — que reduziu em 15% o número de acidentes e em 10% as mortes nas primeiras quatro semanas da ação. Mas a fiscalização é apenas uma parte do processo, na opinião do chefe de comunicação social do órgão:
— Não queremos ficar presos só à questão da realidade imensa de multas. Queremos manter seguro e tornar os limites mais coerentes com as atuais condições das vias e dos veículos.
Elevar o limite de velocidade exige alterações nas vias, ressalta engenheiro
Mauri Panitz, engenheiro especialista em engenharia de tráfego e chefe da PRF na década de 1970, ressalta que apenas engenheiros com atribuições em projetos de estradas podem fazer “qualquer parecer em estudos”, e que a PRF não tem atribuição para tratar do tema.
— Fazer estudo de velocidade não é função da PRF. Pode coletar dados de acidentes e passar isso para os engenheiros.
Para alterar o limite de velocidade em uma via, ressalta Panitz, é preciso examinar qual é a velocidade usada para projetar a estrada (a velocidade diretriz), que obedece a parâmetros que garantem a segurança da via. Aumentar a velocidade máxima implica em fazer uma reforma na estrada e adaptar as características técnicas da rodovia às normas. Quando aumenta a velocidade, tem que alargar os acostamentos, e expandi-los de dois para três metros requer obras de terraplanagem, alerta o engenheiro.
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É necessário também alargar a faixa de tráfego. Uma faixa, normalmente, tem 3m50cm. Para velocidade acima de 80km, teria que aumentar para 3m75cm, como é na freeway.
Outras mudanças necessárias para poder elevar a velocidade máxima são nas curvas, — onde há uma inclinação, chamada superelevação, para compensar a força centrífuga, — e nas distâncias de área de ultrapassagem, para não tornar maior o número de colisões frontais, exemplifica o engenheiro, que é contra ampliar as velocidades máximas nas rodovias federais.
— Não tem que aumentar a velocidade. Tem é que aumentar a capacidade das nossas rodovias. Não conheço uma rodovia no Brasil que tenha segurança. Acho que o Ministério Público Federal tem de fazer uma audiência pública sobre esse assunto. A segurança no trânsito é uma coisa séria — conclui o engenheiro.
Procurado, o Dnit não se manifestou sobre a mudança até as 18h.
Fonte: Zero Hora