Neste ano duas mortes foram registradas no Estado
A superintendência de vigilância em saúde de santa maria confirmou o primeiro caso de dengue deste ano em santa maria. A confirmação das análises feitas pelo Laboratório de Análises Clínicas (Lacen) chegaram a Santa Maria na manhã desta segunda-feira.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michels, no início deste mês haviam dois casos suspeitos da doença na cidade. o paciente que estava no Hospital de Caridade teve o resultado negativo para a doença. O caso positivo foi o de um homem que recebeu atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e teria contraído a doença em São Paulo.
— O paciente já deu alta e estamos fazendo o monitoramento dele. Fomos até sua casa e fizemos uma varredura em um raio de 300 metros para verificar se havia alguma larva do mosquito, mas não encontramos nada. Sabemos que ele é uma pessoa que viaja muito e contraiu a doença fora de Santa Maria — explica a superintendente.
Segundo Selena, em Santa Maria nunca houve um registro de dengue em que a pessoa tenha contraído a doença no município. Ela lembra que o Brasil vive uma epidemia da doença e é preciso que a comunidade se conscientize de que toda ajuda é necessária para erradicar o problema. Neste ano, o Rio Grande do Sul registrou dois casos de morte por dengue, um deles em Santo Ângelo.
— Precisamos da ajuda da população para a prevenção da doença. Os cuidados diários auxiliam bastante na erradicação do problema. O simples fato de não acumular água em potes é a chave principal para prevenção — salienta.
A superintendente informou que Santa Maria tem pontos isolados em pelo menos quatro bairros com a presença do mosquito transmissor da dengue. Os bairros onde são encontrados mais focos da doença são Medianeira, Dores, Lourdes e Juscelino Kubitschek.
Em 2014, não houve nenhum caso registrado de dengue. O último caso no município foi entre 2012 e 2013.
Fonte: Diário de Santa Maria