CTG farroupilha realiza pré estreia da Invernada Juvenil rumo ao 17°JuvEnart

No último sábado(27), aconteceu a pré-estréia da invernada juvenil que vai participar da 17ª edição do JuvEnart em Santa Maria nos dias  02 a 04 de agosto.

JuvEnart é um evento artístico/tradicionalista, executado pelo CTG Sentinela da Querência em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho, Universidade Federal de Santa Maria e Prefeitura Municipal de Santa Maria, e que tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição e da cultura popular do Rio Grande do Sul.

Com o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas lotado, os peões e prendas fizeram bonito e a apresentação foi um verdadeiro espetáculo. Foram cerca de 400 pessoas que conferiram de perto a cultura gaúcha. A coreografia deste ano tem como tema História de amor de pai para filho, que desse amor nasce o Festival, que hoje é o maior da categoria Juvenil do Estado.

Uma equipe integrada pelos instrutores Claudio Mello, Soly Junior, Amanda Simões, Rogério Ramires (Tuca)e Mateus Freitas, lidera a gurizada que são os grandes protagonistas nas conquistas. São meses de ensaio, uma média de sete horas por dia, para defender o título do ano passado e garantir o bicampeaonato.

O trabalho deste ano, é intenso mais uma vez. Neste mês de julho os ensaios dos jovens têm sido puxado e diário, inclusive nos finais de semana. Na mesma noite, também, houve um jantar.

No ano passado, O Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, de Alegrete, foi o vencedor da 16ª edição do JuvEnart,  O evento reuniu 57 grupos de todo estado e do Paraná, em Santa Maria.

No último final de semana, a invernada mirim foi bicampeã do FestiMirim, também realizado em Santa Maria.

De Alegrete, o Grupo Nativista Ibirapuitã também vai participar, pela primeira vez ,de uma final do JuvEnart. A coordenadora da Invernada Juvenil do GNI, Daniela Gonçalves, comemora o trabalho juntamente com os instrutores Rafael Machado e Tayara Carús.