Declarações de Rebanho chegam a 78,85 % entre os produtores de Alegrete

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação contabilizou 307.810 Declarações de Rebanho entregues ao Sistema de Defesa Agropecuária. O prazo de entrega das declarações se encerrou no dia 31 de julho.

Os resultados foram divulgados no início de setembro, em razão do período necessário para digitação dos formulários encaminhados em papel. O total corresponde a 85,56% do total previsto. O índice se manteve condizente com a média de declarações de rebanho entregues nos anos anteriores. Em 2023, a adesão atingiu 84,19%.

De acordo com a secretaria, as Supervisões Regionais de Estrela, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Rio Pardo, Santa Maria, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga apresentaram os maiores índices de entrega, acima da média estadual.

Trabalho da Brigada Militar recupera eletrônicos furtados em escola de Alegrete

Em Alegrete, segundo dados apurados pela inspetoria veterinária local o índice foi de 78,85% das declarações efetuadas pelos produtores do município.

A Supervisão Regional de Passo Fundo foi a que apresentou a maior porcentagem, registrando 98,42% de entregas. A preferência dos produtores foi pelo atendimento presencial nas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária, com 91,48% das declarações feitas por este método. Trinta e três municípios tiveram 100% de suas declarações entregues.

A Declaração de Rebanho é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos detentores de animais. “A penalidade aos produtores inadimplentes é o bloqueio da movimentação dos animais e uma autuação, que pode ser uma advertência, se primário, ou multa, caso seja reincidente”, explica o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Francisco Lopes.

Os produtores que não realizaram a declaração no prazo devem procurar inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária de referência, para proceder à regularização de cadastros.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários