Descaso da população levou ao Lockdown em Alegrete

O anúncio do Lockwood impactou a todos na noite de ontem (23). Uma medida drástica que o Prefeito Márcio Amaral, anunciou durante a live que durou cerca de 38 min com a presença da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Michael e a Secretária de Saúde, Bianca Cassarotto.

Entre os dados expostos, os três falaram da preocupação do número crescente de casos e o descaso da população que relaxou muito com as medidas do distanciamento controlado.

O Lockdown, pelas informações que foram repassadas para o PAT, terá basicamente as mesmas regras adotada na bandeira preta. O número de restrições mais severas deve sair na manhã desta sexta-feira (24), em um novo Decreto Municipal. Muitos questionamentos surgiram com a primeira informação de que apenas farmácias, hospitais e postos de combustíveis iriam funcionar.

O anúncio do Lockwood veio depois que  Alegrete registrou um aumento em uma semana de 68% no número de casos registrados. Foi de 119 casos para 173. O número de leitos UTI ocupados também aumentou, foi de 4 para 7, mas durante o dia na quinta-feira chegou a 80% dos leitos ocupados. Lembrando que a cidade tem 10 leitos UTI Covid-19.

Durante a live, o prefeito Márcio Amaral falou que, desde que iniciou a  fiscalização até o momento, entre pessoas e estabelecimentos comerciais, já foi contabilizado o valor de 566 mil em multas. Isso representou 4 mil ocorrências (379 mil em estabelecimentos comerciais e 180 nos demais casos).  Essas ações estão vinculadas ao Procon e a fiscalização da Prefeitura que realiza uma ação integrada junto à Guarda Municipal e Brigada Militar.

Flaviane Antolini Favero