Dezembro de pouca chuva e aumento de calor em Alegrete

No dia 21 de dezembro entra oficialmente o verão e, com ele, o calor mais forte aqui na Região. A previsão é que nesse mês, com exceção do último fim de semana, seja seco. Mas bem antes da entrada oficial da nova estação uma massa de ar quente vinda da Argentina vai provocar muito calor em Alegrete.

Com isso, diminui o nível das barragens que abastecem as lavouras de arroz e os reservatórios de localidades do interior.

Como a Defesa Civil não tem caminhão pipa o trabalho fica dificultado para levar água a sete localidades de Alegrete que já enfrentam a escassez do produto. Eles fazem com caminhão baú cedido pela Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social.

A ligação telefônica que mudou uma vida

Douglas Adolpho, do Irga, diz que a previsão é de que até o Natal, chova 80mm, portanto, dentro da média de  dezembro que é de 75mm.

Ele explicou que com a alta temperatura e o vento, a evapotranspiração (rios, barragens e sangas) subiu de 6 para 8 a 9 milímetros, por dia, o que resseca o solo. Quanto às barragens, para mantê-las no nível é necessário mais de 100mm de chuva. Disse, ainda, que a produção de arroz está normal e foram plantados 92% da área prevista dos 54 mil 280 ha, porque na época do plantio alguns produtores não tinham reserva hídrica suficiente para o plantio.