Diretor e Vice do IEEOA participaram da capacitação da escola Cívico- Militar em Brasília

Representantes de quatro escolas do RS que foram escolhidos para implantar a escola cívico -militar  participaram, na semana passada em Brasília, da primeira capacitação sobre o Programa que será implementado em 2020.

De acordo com Paulo Magalhães, Diretor geral da Secretaria de Estado da Educação no RS, as cidades de Alegrete, Uruguaiana, Alvorada e Caxias do Sul terão o modelo Cívico -Militar. A capacitação foi no Carlton Hotel em Brasília.

Pelo Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha participaram da capacitação, o diretor Ernesto Viana e a Vice Ana Lara Lopes César.

Magalhães explica que este primeiro encontro com todos as 54 escolas do Brasil que vão implantar o programa foi uma apresentação para mostrar como será o trabalho. Ele voltou a reiterar que será da porta da sala para fora e não haverá interferência no trabalho dos professores. A parte pedagógica continua com a SEDUC e os professores das escolas estaduais, no caso os daqui do IEEOA.

Os militares da reserva vão atuar na parte externa, salientou o diretor da SEDUC. O Oswaldo Aranha, conforme Paulo Magalhães, adotou o modelo 2 que vai receber o recurso de cerca de 1 milhão, por ano, que vai servir para  melhorar os espaços inclui os uniformes.

No RS, a coordenação do projeto para implantação da escolas  Cívicos -Militares foi de responsabilidade do Deputado Luciano Zucco.

Vera Soares Pedroso