Educador físico dá dicas sobre exercícios em tempo de isolamento social

A pandemia de coronavírus impôs uma nova rotina para os alegretenses: ficar dentro de casa. Com exceção de serviços essenciais, como farmácias e supermercados, o comércio está fechado, e as pessoas estão adotando a quarentena.

Com essa nova rotina, de academias fechadas e de isolamento social, como manter a sequência de exercícios físicos? E será que ela deve ser mantida ou apenas pausada até que tudo volte ao normal?

O Portal Alegrete Tudo entrevistou o educador físico Marcelo do Canto Machado, para conversar sobre o assunto e para repassar dicas de como manter a saúde física em tempos de quarentena.

Desde 2004 atuando na área como profissional de educação física, Marcelo também é personal trainer, instrutor de academia, trabalha no Sesc Alegrete como multiplicador de gestão de academia (Cref 008720). Confira o bate-papo feito via WattsApp.

Portal: Como educador físico qual a tua rotina nessa fase de “quarentena” ?

Vivendo este momento de parada quase geral das atividades, tenho aproveitado a família, avaliado projetos profissionais e pessoais.

Portal: Fala-se muito em isolamento social. No geral como professor em academias e personal trainer como está ministrando aulas ?

Desde que começou a quarentena estou com atendimento home Office, atendimento de Personal por app com atividades prescritas com materiais disponíveis na casa de cada cliente. Na academia onde trabalho no Sesc Alegrete, também seguimos dando todo suporte aos clientes, com aulas de ginástica gravadas e envio de treinos por aplicativo do Sesc, além de suporte pelas redes sociais da empresa.

Portal: É notório que a cidade parou, mas nas ruas se vê muita gente caminhando, pedalando. Até que ponto os exercícios físicos ao ar livre são recomendados ?

Seguindo as recomendações das entidades de saúde os exercícios ao ar livre devem ser executados sim, mas com alguns cuidados. Evitar lugares onde tem muita gente caminhando ou correndo junto. Não realizar em grupo as atividades.

Portal: Para um atleta que frequentava a academia três vezes por semana. O que é prejudicial nessa parada, embora alguns continue os treinos em casa ?

Este é um ponto muito importante a ser esclarecido, visto que, em uma academia são executadas atividades cardio-respiratórias, exercícios de força, flexibilidade, entre outros. O organismo de cada pessoa enquanto está treinando passa por vários estímulos e com isso vai sofrendo adaptações e tendo evoluções significativas em todos os sentidos. Na maioria das vezes precisamos de meses ou até anos na academia para ganhar músculos e condicionamento desejado. Porém, bastam alguns dias sem treino para perdê-los. A sabotagem após a pausa dos exercícios físicos começa após 72h sem atividades. O organismo e a musculatura já começam a sofrer mudanças fisiológicas tendo redução de força e resistência muscular, além de redução de Vo2max ( volume de oxigênio). E a cada mês sem atividade o condicionamento do aluno ou atleta vai sofrendo alterações e declínio significativo podendo voltar ao sedentarismo.

Portal: A polêmica relativa em ser atleta e o coronavírus. Até que ponto os atletas são suscetíveis ao vírus. Existe uma vantagem em relação a uma pessoa sedentária?

Ninguém está imune ao vírus, um atleta por ter uma vida mais regrada entre treinos diários e uma alimentação balanceada possui uma melhor imunidade do que de pessoas sedentárias.Se adquirir o vírus vão ter respostas mais rápidas às medicações e seu restabelecimento na teoria será mais rápido que uma pessoa sedentária.

Portal: Qual seria a indicação para uma pessoa sedentária que está em casa?

Primeiramente de cuidados com sua família, cuidados de higiene e seguir orientações dos órgãos de saúde. Procurar um profissional de Educação física habilitado pelo Cref para orientação do que realizar e periodicidade das atividades.

Portal: Como professor o que tu tens aconselhado para a turma que gosta de malhar e não pode ir na academia ?

Hoje, a profissão de educação física está tendo um papel fundamental juntamente com profissionais da saúde para manter a população ativa dentro das suas casas. Além de manter o corpo saudável, estamos dando o apoio psicológico através dos exercícios para a população enfrentar esta quarentena. Tenho aconselhado os alunos do Sesc e clientes particulares a não ficarem parados e a tentarem dentro do possível manter-se ativos no mínimo três vezes na semana. Manter a calma neste momento e que sempre estarei disponível para orientá-los.

Júlio Cesar Santos                                                Fotos: reprodução