‘Ela nasceu de novo’, diz filha de idosa de 76 anos que passou 21 dias na UTI com Covid-19 em Santana do Livramento

Ordalina da Silva Inácio ficou internada na Santa Casa da cidade por 28 dias, e inclusive, comemorou o aniversário com os profissionais da saúde do hospital.

A família Inácio, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, vive momentos de alívio. A matriarca, Ordalina da Silva Inácio, teve alta da Santa Casa de Caridade na segunda-feira (27), após passar 28 dias internada por Covid-19.

Ela ficou 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e inclusive, comemorou o aniversário de 76 anos, no dia 20 de abril, com os profissionais da saúde do hospital.

“Toda a equipe de enfermagem nos representou no dia do aniversário dela. Para que esse dia fosse especial e marcante para ela. A gente fala que ela nasceu de novo. Dia 21 ela saiu da UTI e foi para o quarto. Um dia depois do aniversário, que a gente considera o renascimento. Começando essa vida nova agora. Uma alegria imensa”, comemora a filha Glaura Inácio.

A família acredita que Ordalina tenha se infectado em uma ida ao supermercado ou à missa, quando as atividades ainda estavam permitidas e nada estava fechado. O primeiro sintoma que ela teve foi febre e logo após teve perda de paladar. No dia 31 de março ela foi internada.

“Foi um tratamento longo, uma batalha mesmo. Cada organismo reage de uma forma, os médicos iam trocando muito com pesquisa ou com outros hospitais maiores. Para a gente ir adequando o tratamento dela. Foi muito guerreira.”

Mesmo em casa, Ordalina ainda está em recuperação. Ela tem feito fisioterapia duas vezes por dia. Glaura conta que ela já está animada e se alimentando bem.

“Ela caminha com nossa ajuda, mas já está se movimentando mais, já está caminhando, se tornando um pouco mais independente. Mas a gente sabe que é um processo gradual para ela recuperar as forças. A questão pulmonar, ela ainda se cansa também, são caminhadinhas poucas. Não é porque ela teve alta que está curada do vírus. Ela não transmite, mas a recuperação da capacidade pulmonar dela ainda vai ser uma luta longa.”

Glaura acredita que a vida saudável que a mãe leva auxiliou na recuperação do vírus. Ela não tem doenças crônicas.

“Ela é bem ativa, caminha todo dia, muito saudável na alimentação. Come bastante frutas, legumes, não come nada de gordura, de fritura, é uma pessoa que é um exemplo de pessoa saudável. E acho que isso fez diferença, como o caso dela foi grave, por ela ser uma pessoa muito saudável, ela conseguiu reagir a esse maldito vírus.”

No tempo que estava no hospital, Ordalina descobriu que a família Inácio iria aumentar. A neta mais velha descobriu a gravidez e eles contaram a novidade por vídeo, já que enquanto ela estava na UTI, não podia ter contato com ninguém além da equipe médica.

“Em alguns momentos que ela estava lúcida a gente dava boas notícias, ela descobriu que ia ser bisavó. As enfermeiras nos ajudaram a fazer um vídeo pelo celular com ela. Porque a gente queria a todo momento trazer ânimo para ela, força para se recuperar”, conta Glaura.

A filha destaca que a família é extremamente agradecida aos profissionais de saúde do hospital que trataram Ordalina. A idosa foi o quinto caso confirmado de coronavírus em Livramento e a primeira a ser hospitalizada.

“Foi uma cadeia gigantesca. Muita gente apoiando. Principalmente os médicos e enfermeiros, que foram incansáveis. Um agradecimento, porque a gente sabe que a situação no interior é mais crítica. Os hospitais precisam de recursos, é muito diferente da estrutura da Capital. E a gente teve um sucesso muito grande no tratamento dela, mesmo com todas essas limitações. A gravidade do caso dela e a recuperação dela foi uma coisa extraordinária, foi uma luta incansável, dos médicos e dela mesmo para recuperar.”

Ordalina Inácio, 76 anos, se recuperou do coronavírus após 21 dias na UTI, em Santana do Livramento — Foto: Glaura Inácio/Arquivo Pessoal

Ordalina Inácio, 76 anos, se recuperou do coronavírus após 21 dias na UTI, em Santana do Livramento — Foto: Glaura Inácio/Arquivo Pessoal

Consciência da população

Glaura relata que em Livramento ainda há muita gente circulando na rua, mesmo com as recomendações de isolamento social para evitar a disseminação do vírus.

“É muito importante que as pessoas tenham consciência para se cuidar, sair o mínimo possível de casa. Se sair, sair com proteção. Porque a gente acaba colocando as pessoas em risco. Como foi o caso dela, a gente não sabe quem estava contaminado que acabou passando para ela. Se a gente tiver muita consciência, a gente vai conseguir controlar isso.”

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quarta-feira (29) a tarde, a cidade registra nove casos confirmados de Covid-19.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Fonte: G1