Eletricistas resgatam felino de alto de poste de 11 metros em Santa Cruz do Sul

Animal esteve preso no local por nove horas e equipe seguiu medidas de segurança para retirá-lo com sucesso.

Técnicos da RGE realizaram um resgate diferente e repleto de cuidado com os animais nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, no município de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Os eletricistas João Marcelo Gonçalves da Costa e Jonata Thomas foram acionados por volta das nove horas da manhã para retirar uma gata que havia subido no alto de um poste na localidade de Rincão dos Kroth, no interior do município, e não conseguia descer sozinha. Segundo o eletricista João Marcelo, os relatos da dona do animal, que mora em frente ao poste, davam conta de que o felino havia sido encurralado por cães ainda na noite anterior. Nina, como é chamada, acabou parando na cruzeta, a travessa de madeira que sustenta os fios elétricos, a mais de 10 metros de altura.

Os bombeiros também foram acionados. Os eletricistas da RGE seguiram os procedimentos de segurança, e isolaram o poste, desligando a energia elétrica em um pequeno perímetro para evitar que Nina sofresse um acidente. Os clientes foram remanejados para outra rede e, assim, não ficaram sem energia. Com o cesto na ponta do guindaste, João Marcelo foi o responsável por chegar até o animal e resgatá-lo.

“Já nos deparamos com ocorrências do tipo, mas foi a primeira vez que chegamos ao local e o animal ainda estava lá. Geralmente eles descem. A gata estava assustada e cansada, mas calma. Meu colega e eu nos cercamos de cuidados para não assustá-la ainda mais. Quando cheguei perto e consegui pegar o animal, ela se sentiu segura”, comemora o eletricista. Nina foi então devolvida à dona, sem ferimentos e a energia elétrica restabelecida.

Habitat preservado – A RGE segue padrões rigorosos de segurança e de cuidados com animais e o meio ambiente. Também em Santa Cruz do Sul, técnicos da empresa adaptaram uma estrutura em um poste para manter a salvos um tucano e seu filhote. O caso ocorreu durante uma manutenção preventiva em estruturas da rede de energia elétrica, localizadas nas ruas Rio Branco e Bento Gonçalves, no último dia 22 de outubro. As equipes faziam a substituição de três postes de madeira, necessária para a continuação sem risco do abastecimento aos clientes. Ao preparar a obra os técnicos identificaram um tucano alimentando o filhote em um buraco feito na estrutura. A RGE, então, autorizou uma adaptação ao poste novo, de concreto. Um pedaço do poste antigo, onde estava localizado o ninho, foi fixado na nova estrutura, possibilitando a permanência e a proteção dos animais silvestres.

Sobre a RGE – Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.